Projeto Zumbido realiza Oficina de Empreendedorismo Rural em Branquinha

Cerca de 40 estudantes do ensino médio participaram da iniciativa

05/06/2014 16h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27
Participantes da oficina no dia de campo, promovida pelo projeto Zumbido

Jônatas Medeiros - estudante de Relações Públicas

O Projeto Zumbido, que faz parte do Programa de Ações Interdisciplinares (Painter) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com apoio do Instituto Mundo Unido, realizou a 1ª Oficina de Empreendedorismo Rural na Perspectiva da Solidariedade em Branquinha, entre os dias 23, 26 e 28 de maio. Com objetivo de estimular o espírito empreendedor para incentivar o crescimento socioeconômico da região, cerca de 40 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Juvenal Lopes Omena participaram das atividades.

O evento foi dividido em três módulos: O que o campo tem a oferecer?Desenvolver coletivamente Dia de campo e dentre os temas abordados na oficina, destacam-se: Êxodo Rural, Oportunidades do Campo, Cooperativismo, Agroecologia e Economia de Comunhão (EdC). Além das palestras, os alunos participaram de um dia de campo realizado no lote do agricultor familiar Cícero Ízido, situado no Assentamento Zumbi dos Palmares.

“O dia de campo proporcionou uma experiência marcante para todos, pois mesmo residindo na zona rural, muitos deles não possuíam a informação sobre o que campo tem a oferecer e a importância da interação entre o homem e a natureza, e a necessidade da preservação do meio ambiente para a manutenção do próprio homem”, salientou Leandro Casado, estudante de Agronomia e um dos organizadores do evento. De acordo com a funcionária da escola, Adjane Crisostomo, a parceria com a Ufal contribuiu com a conquista do jovem e o resgate do campo. Já para o estudante de Pedagogia, David Estânio, “a oficina propiciou uma compreensão das possibilidades de desenvolvimento e geração de renda no meio rural”.