Lapis Ufal e a Copa do Mundo 2014

O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) vai disponibilizar ao vivo prognóstico meteorológico on-line

11/06/2014 10h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27

Redação Ascom

Nos dias de jogos da Copa do Mundo de Futebol 2014 será fácil acompanhar a previsão meteorológica das doze cidades-sede do mundial disponibilizada ao vivo pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas. O interessado pode acessar Imagens de Satélite, Meteogramas; Prognóstico on-line; Mapas de Ventos e Câmeras de Monitoramento pelo site .

O Lapis na Copa do Mundo ao Vivo é uma iniciativa do laboratório que é dotado de uma estação para recebimento de informações meteorológicas em tempo real e conta com cooperação de diversos órgãos nacionais e internacionais de meteorologia por satélite.

O sistema de telecomunicação em funcionamento no Lapis utiliza o serviço EUMETCast, que é de baixo custo de transmissão de informações por satélite em tempo real e em arquivo. “Esse sistema foi projetado para distribuir imagens do satélite meteorológico Meoteosat Segunda Geração (MSG), de produtos e de serviços do Programa Global Earth Observation Systems of System (GEOSS)”, informa o coordenador Humberto Barbosa, professor doutor do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) da Ufal.