Instituto de Química encaminha proposta de criação de mestrado destinado ao ensino básico de Alagoas

O mestrado integra o Programa Profqui e tem parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro

- Atualizado em
IQB recebe proposta de criação de mestrado destinado ao ensino público de Alagoas | nothing

Diana Monteiro - jornalista

O Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas já encaminhou à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a proposta de criação do Programa Profqui que vai contar também com a participação de docentes do curso de Química do Campus Arapiraca. O mestrado objetiva atender profissionais do Ensino Básico de Alagoas, tem como instituição sede a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e como universidade associada a Ufal.

Comemorado pela comunidade acadêmica e especialmente pelas dirigentes da unidade de ensino Francine Santos de Paula e Fabiane Caxico, a pós-graduação, destinada a área de ensino público do Estado, vem reforçar o papel da instituição frente à educação e o seu compromisso junto a setores determinantes para o desenvolvimento de Alagoas, principalmente na qualificação de recursos humanos.

Uma das ações consolidadas do IQB tendo também como foco o ensino básico do Estado é o Programa de Divulgação em Química. Para tal finalidade o instituto realiza anualmente, na data comemorativa ao Dia do Químico, 18 de junho, a conhecida ação de extensão Expoquímica.

Mas as boas notícias para a comunidade do IQB e para a sociedade alagoana não param por aí: a diretora Francine anuncia que ainda este semestre será encaminhada também à Capes outra proposta de mestrado, o Programa Profnit, centrado em propriedade intelectual e transferência de tecnologia. A pós-graduação é destinado à formação qualificada de profissionais que já realizam trabalho na citada área.

Referências em pesquisas de ponta e consolidação na formação de recursos humanos nas áreas de química e biotecnologia para a academia, indústria e mercado de trabalho destacam o Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), da Universidade Federal de Alagoas no cenário científico local, nacional e internacional em consonância com os avanços científicos nas citadas áreas. O que reflete positivamente na graduação e pós-graduação alavancadas por diversos programas e parcerias para aprimorar e produzir conhecimento.