Física a distância da Ufal é um dos melhores cursos do Brasil

Classificação foi feita pela revista Guia de Educação a Distância 2015, da Editora Segmento

- Atualizado em
 | nothing

Roberto Amorim – jornalista e Daniel Borges – estudante de Jornalismo

A licenciatura em Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é um dos dois melhores cursos de graduação a distância (EAD) do Brasil.O outro é da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O ranking foi publicado no Guia de Educação a Distância 2015, da Editora Segmento, especializada em periódicos na área de educação.

O curso obteve nota 4 no Conceito Preliminar do Curso (CPC) do MEC, um indicador que leva em consideração o desempenho dos alunos no Exame Nacional dos Estudantes (Enade), a titulação dos professores, os recursos didático-pedagógicos e a infraestrutura.  Fundado em setembro de 2007, o curso de Física na modalidade a distância atua em cinco polos nas cidades de Maceió, Maragogi, Santana do Ipanema, Olho D' água das Flores e Arapiraca. Em 2012, liderou o ranking da revista eletrônica Estadão dos melhores cursos de licenciatura em Física a distância do País.

O coordenador do curso, Erms Rodrigues Pereira, ressalta que o destaque nacional do curso é resultado de uma construção iniciada por vários agentes, destacando o papel dos professores Kleber Cavalcanti Serra e Socorro Seixas Pereira. Erms destaca a atração de mais recursos financeiros e humanos como os principais benefícios que o reconhecimento traz para a instituição. “Para o nosso curso é a congratulação dos esforços de todos os envolvidos e um dos indicativos de que bem estamos atendendo, entre outros aspectos, a urgente necessidade social de melhorar a educação do nosso estado, no que nos compete à área das ciências exatas”.

Ensino de qualidade

Para o reitor Eurico Lôbo, o objetivo da Ufal é sempre buscar qualificar a educação a distância como uma modalidade contemporânea, moderna e necessária, sobretudo em um país continental como o Brasil. “Considero que a educação a distância representa a oportunidade de ter ensino de qualidade, com professores competentes. A Ufal, mais uma vez, se destaca no cenário nacional com o curso de Física a distância, que obteve nota 4 pela comissão se avaliação do MEC, numa escala de zero a 5”, comemorou o reitor.

Eurico Lôbo destaca, ainda, que o curso de Física EAD foi considerado como um dos projetos mais bem sucedidos do País. “O sucesso da Física vem sendo acompanhado por outros cursos, como é o caso de tecnologia da informação, que obteve nota idêntica”.

Luis Paulo Mercado, coordenador-geral da Cied, ressalta que a nota obtida coloca o curso de Física EAD da Ufal dentre os melhores do país e poderá gerar novas demandas de oferta em outros estados. “Parabenizamos a coordenação, professores, tutores, técnicos e alunos pelo sucesso do curso e por confirmar a qualidade do ensino a distância ofertada pela Ufal”.