Decisões do Fórum Nacional de Coordenadores UAB serão encaminhadas à Capes

Reunião extraordinária aconteceu em Maceió e contou com mais de 70 coordenadores UAB do Brasil

02/06/2014 18h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27

Daniel Borges – estudante de jornalismo

O resultado das discussões da reunião extraordinária do Fórum de Coordenadores UAB se transformará em documento a ser enviado ao coordenador-geral de Inovação em Ensino a Distância da Capes, Jean Marc Mutzing. Com a participação de 73 representantes de universidades, a reunião foi realizada em Maceió nos dias 29 e 30 deste mês, no auditório do Hotel Ponta Verde.

“Nós superamos todas as expectativas. Tivemos uma adesão expressiva das instituições. A discussão dos grupos mostrou maturidade, seriedade e um comprometimento muito grande com a qualidade da EAD”, disse Maria Luisa Furlan, presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB.

Entre as decisões que estão no documento está a sugestão da oficialização e regulamentação do Fórum. Os coordenadores também entraram em consenso quanto a atualização dos parâmetros de financiamento; o manifesto de apoio a permanência do Polo de Apoio Presencial e aos modelos de tutoria presencial; e a proposta de critérios de avaliação dos polos.

O grupo de coordenadores que trabalhou o tema Tutoria sugeriu o compartilhamento de pareceres (PJ) sobre editais de seleção de tutores; a regulamentação da função de tutor e o mapeamento dos sistemas de tutoria nas IES.

“Fomos muito bem recebidos em Maceió pelos colegas da Ufal. Tivemos liberdade e tempo para discutir assuntos importantes como avaliação de polos, tutoria e material didático. Com certeza o Fórum e a UAB saem fortalecidos daqui”, destacou o coordenador UAB da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Gabriel Alburquerque.

Segundo a coordenadora da UAB da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Kathia Sale, a reunião é extremamente importante para a qualidade do sistema UAB no Brasil. “Nós somos a representação de todas as universidades públicas que participam do sistema UAB. E nessa oportunidade de troca de experiências, compartilhamento de informações e reflexões sobre os problemas que enfrentamos, nós nos fortalecemos como coletivo e vamos encontrando soluções”.

Próximas reuniões

“A equipe da Ufal está de parabéns por toda a organização. Foi um momento importante de discussão dos caminhos da EAD no Brasil, da consolidação do sistema UAB e seus novos desdobramentos”, parabenizou a coordenadora UAB da Unicentro, no Paraná, Maria Aparecida Crissi Knuppel,.

De acordo com Luis Paulo Mercado, coordenador-geral da Cied/Ufal, na reunião foram discutidos três grandes temas da educação a distância no âmbito do Sistema UAB: tutoria, financiamento e polos. “Os resultados da reunião serão levados a Capes para inclusão nas ações em vigor e para novas ofertas de cursos na modalidade a distância pela UAB”.

Fernando Pimentel, coordenador adjunto da Cied ressalta que o evento superou as expectativas. “Nós estamos muito satisfeitos. Conseguimos proporcionar tudo aquilo que pensamos em proporcionar para os nossos colegas das outras universidades. Fizemos o que tínhamos que fazer da melhor forma possível.”

As próximas reuniões de 2014 irão acontecer em Florianópolis (SC), nos dias 4 e 5 de agosto, e no Maranhão, nos dias 17 e 18 de novembro.