Arquivo Nacional ministra curso sobre gestão de documentos

O curso realizado na Biblioteca Central reúne profissionais de órgãos públicos federais do Norte e Nordeste

05/06/2014 20h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27
Participantes do curso

Participantes do curso

Lenilda Luna - jornalista 

Está sendo realizado na Biblioteca Central, no Campus A.C. Simões, em Maceió, até essa sexta-feira, 6 de junho, o curso básico de Capacitação em Gestão de Documentos. Participam 35 funcionários de órgãos federais, sendo 10 da Ufal e as demais vagas distribuídas entre instituições do Nordeste e algumas da região Norte. O curso é realizado por cinco técnicos do Arquivo Nacional, que vieram de Brasília e do Rio de Janeiro. "O objetivo é capacitar os servidores que atuam na área de gestão de documentos para que desenvolvam suas atividades com maior facilidade, agilidade e eficiência", explicam os organizadores do curso. 

Entre os funcionários da Ufal que participam do curso, está a diretora geral do Arquivo Central, arquivista Maristher Moura, que já há algum tempo vem empreendendo esforços para organizar e ampliar o arquivo central da universidade, além de capacitar funcionários para gerenciarem arquivos setoriais. A Ufal conta com dois arquivistas e cinco técnicos em arquivo. "Para nós esse curso é uma grande oportunidade de obter mais informações sobre o trabalho e também é um impulso para tornar mais eficiente a nossa gestão de documentos", disse Alexandre Oliveira, técnico em arquivo do Arquivo Central da Ufal. 

O servidor da Ufal, Rômulo Rogério, secretário Executivo dos Conselhos Superiores, diz que mesmo não trabalhando diretamente com arquivos, precisa lidar com gerenciamento de documentos diariamente. "São atas do Consuni, registros de reuniões e até mesmo emails que hoje em dia precisamos saber diferenciar qual é uma comunicação informal e qual deve ser considerado um documento que precisa ser arquivado. Aqui, estamos aprendendo sobre a importância do arquivo e sobre a preservação e catalogação de documentos digitais", explica Rômulo. 

O curso segue os parâmetros definidos pelo Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA. O sistema foi criado para garantir um acesso mais rápido e eficiente aos documentos dos órgãos e entidades do Poder Executivo. "Os cidadãos precisam ter acesso, de forma ágil e segura, aos documentos de arquivo e às informações neles contidas, resguardadas as restrições administrativas ou legais", informam os técnicos do Arquivo Nacional.