Terça Cultural recebe Quinteto de Cordas Alagoas e Sarau Mestre Zumba

- Atualizado em
 | nothing

Natália Oliveira – estudante de jornalismo

A programação da Terça Cultural de junho dará continuidade à circulação de produções artístico-culturais dentro da Universidade Federal de Alagoas. Nos dias 3 e 10, a partir das 17h, o Quinteto de Cordas Alagoas e o Sarau Mestre Zumba, respectivamente, se apresentarão na Praça da Paz, ao lado do antigo Restaurante Universitário, no Campus A. C. Simões.

Fundado em 2012, o Quinteto de Cordas Alagoas é um grupo de câmara que busca a difusão e popularização da música clássica entre as plateias do Estado, além da democratização do acesso e divulgação da música brasileira. O grupo já se apresentou em projetos do Sesc Alagoas e em projetos, como “Brasil Clássico!”, “Serenata de Cordas” e “Concerto aos Domingos”.

Para a apresentação no dia 3, o Quinteto executará oito composições, entre elas “Bachianas Brasileira Nº 4”, de Heitor Villa-Lobos; “Mourão”, de César Guerra-Peixe; “Canta, canta mais”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes e arranjo de Marcos Petrônio; e “De Domingos à Gonzaga”, de Luann Veiga.

O Sarau Mestre Zumba, que acontece no dia 10, é uma atividade do Fórum Mestre Zumba, projeto de extensão da Ufal. Promovido pelo curso de Licenciatura em Dança desde 2013, o Fórum é um espaço para conhecimento e difusão da cultura afro-ameríndia, pouco discutida em sala de aula. No Sarau, haverá performances de canto e dança apresentadas por alunos e professores do curso, além de convidados.

Sobre o evento

Desenvolvido pelas Pró-reitorias de Extensão (Proex) e Estudantil (Proest) da Ufal, o projeto Terça Cultural acontece semanalmente e busca difundir os produtos artístico-culturais realizados na Universidade, apresentando essas produções à comunidade acadêmica. O espaço é destinado, prioritariamente, a apresentações de grupos formados por meio de projetos e programas como o Vivência de Arte e o Programa de Iniciação Artística (Proinart).