Projeto Carroceiro Vet Legal amplia ações em prol da comunidade da orla lagunar

O projeto, coordenado pelo professor Pierre Barnabé, do curso de Medicina Veterinária é dotado de uma equipe multidisciplinar

- Atualizado em
A importância da família é um dos focos do projeto Carroceiro VET legal

Diana Monteiro - jornalista

O desafio de desenvolver ações de extensão na orla lagunar de Maceió, marcada pela extrema exclusão social, tem beneficiado a comunidade dos bairros Virgem do Lago, Trapiche da Barra e Virgem dos Pobres a partir da implantação do Projeto Carroceiro Vet Legal naquela região, sob a coordenação do professor Pierre Barnabé, do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas. Por conta do projeto, em 2013 foi criada a Associação dos Carroceiros da Orla Lagunar com atividades visando proporcionar aos que vivem da atividade  incremento de renda e formalização do trabalho. Mas o projeto tem ampliado a atuação e realizado atividades diversas voltadas ao lazer, cultura e cidadania.

A mais recente atividade do projeto teve como foco o Dia das Mães no bairro do Trapiche da Barra, escolhido pela equipe para a comemoração da data tão significativa. A integrante do projeto Rikartiany Cardoso informa que a programação, mesmo específica, desenvolvida no sábado, 11 de maio, teve como foco a família e diz: “A programação, com início às 9 horas, estendeu-se até às 16 horas e contemplou diferentes faixas etárias com música e arte, a exemplo do Biblioencanta. Pela data comemorativa, constou ainda da programação, orientação  sobre  cuidados com a saúde e beleza feminina”, frisa.

Ela acrescenta que paralelo à programação específica a equipe de alunos do curso de Medicina Veterinária, sob a coordenação do professor Pierre Barnabé, fez atendimento aos animais dos carroceiros associados. Para o projeto implantado na orla lagunar da capital foi formada uma equipe multidisciplinar com alunos oriundos dos cursos de Zootecnia, Direito, Biblioteconomia, Medicina Veterinária e Ciências Contábeis participantes de programas de bolsas institucionais da Ufal e da Fundepes.

Uma das bolsistas, Rikartyani Cardoso, diz que o projeto vem despertando o interesse dos bairros contemplados e atingindo o objetivo proposto, que é trabalhar em prol da comunidade da região da orla lagunar da capital.  E reforça: “Mesmo sendo uma comunidade que vivencia graves problemas, como violência e drogas cotidianamente, a ação de extensão tem tido saldo positivo”, diz ela. Entre os saldos,  a implantação na comunidade dos projetos Biblioencanta com crianças da comunidade, sob a coordenação da professora Adriana Lou, do curso de Biblioteconomia, e o projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos.

Atividade e formação acadêmica

Aluna do curso de Direito do Campus A. C. Simões, Rikartiany Cardoso atua no projeto na área de formalização jurídica da associação e do carroceiro como trabalhador autônomo levando a esse profissional o conhecimento de seus direitos e deveres garantidos em lei. Participa também de ações promovidas na área educacional, acompanhando projetos que visam direitos fundamentais.

Sobre a contribuição do projeto para a sua formação acadêmica, Rikartiany destaca: “É muito belo poder visualizar que podemos e devemos tentar o tripé acadêmico (pesquisa, ensino e extensão) e constatar que é possível esse desenvolvimento e o quanto a universidade tem importante papel para a  sociedade excluída e sem acesso à educação de uma forma geral”, frisa.