Oficina de conservação fotográfica é realizada no Museu Théo Brandão

As aulas abordaram questões básicas de conservação fotográfica como conceitos e perfil do profissional conservador-restaurador

- Atualizado em
 | nothing

Ascom Cied

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) promoveu, entre os dias 22 e 24 de abril, uma oficina de introdução à conservação fotográfica. O evento foi realizado em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte). As aulas abordaram questões básicas de conservação fotográfica como conceitos, perfil do profissional conservador-restaurador, histórico da área no país, protocolos, identificação de materiais fotográficos, diagnóstico de conservação de acervos fotográficos históricos e contemporâneos, e conservação preventiva de acervos fotográficos.

A oficina foi ministrada pela professora Maria Clara Ribeiro Mosciaro, profissional com formação no Centro de Conservação Fotográfica da Funarte e no Certificate Program in Photographic Preservation and Archival Practice, na George Eastman House, em Rochester, em Nova York. O curso, cuja carga horária foi de vinte horas, teve trinta e sete alunos, entre estudantes de História, Ciências Sociais, Comunicação Social, Arquitetura e Geografia, e representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (Ighal), do Memorial Pontes de Miranda, da Pinacoteca Universitária, do MTB, entre outras importantes instituições culturais alagoanas.

De acordo com a professora Fernanda Rechenberg, coordenadora do acervo fotográfico do MTB, o objetivo da oficina foi ampliar o conhecimento na área da conservação de acervos no Estado. De acordo com o diretor do MTB, Wagner Chaves, serão realizadas mais duas oficinas em parceria com a Funarte. "Desde 2011, quando assumi a direção, procuramos a Funarte. Isso é um exemplo de integração entre as instituições. O intuito dessa parceria é difundir, preservar e desenvolver ações voltadas para a conservação dos acervos tanto fotográficos como documental", explicou Wagner.