Edufal promove lançamento coletivo de livros

Seis novas obras foram lançadas e já podem ser adquiridas pelos interessados na nova sede da editora

- Atualizado em
Os autores durante lançamento coletivo na sede da Edufal | nothing
Os autores durante lançamento coletivo na sede da Edufal

Emanuele Divino – estudante de Jornalismo

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) promoveu o lançamento de seis novos livros em sua nova sede, localizada no prédio do Centro de Interesse Comunitário (CIC), no Campus A.C. Simões, em Maceió. Compareceram ao evento os autores juntamente de seus amigos e familiares, graduandos do curso de História e os demais estudantes da Universidade.

Dando início ao evento, a professora e diretora da Edufal, Stela Lameiras, agradeceu a presença de todos e destacou a importância daquele momento, afirmando que o hábito da leitura transforma mentes. “Além disso, enriquece nossa bagagem de aprendizagem e diminui a fronteira entre mundos”, apontou Stela. Entre os livros lançados, um é da área de Educação, um da Meteorologia e os demais são da História.

Livros e seus autores

Educação & Emancipação: por uma Racionalidade Ético-Comunicativa, de Anderson de Alencar Menezes, tem como objetivo articular o pensamento habermasiano com a crise paradigmática dos sistemas educacionais e todo o conhecimento da Escola de Frankfurt e os trabalhos significativos sobre a Teoria da Comunicação.

Historiografia e Hermenêutica: Uma interpretação da narrativa microanalítica de O queijo e os Vermes, de Carlo Ginzburg, de Arrisete Cleide De Lemos Costa, que retrata uma análise criteriosa sobre o estudo do moleiro Menocchio com os instrumentos da análise históriográfica propostos pela obra do filósofo francês Paul Ricoeur.

Novos Bárbaros: Escritores e Comunismo no Brasil 1928-1948, de Ana Paula Palamartchuk. Na ocasião, a autora falou sobre a obra. “Neste livro, não iremos encontrar nenhuma das caracterizações tão conhecidas a respeito dos intelectuais comunistas. Eles são filhos das elites decadentes expressando rebeldia juventil, nem meros adornos em um partido sobre o qual não tinham nenhuma influência e, em hipótese alguma, são julgados por seus 'equívocos'”, apontou Ana Paula.

O axé nunca se quebra”: Transformações Históricas em Religiões Afrobrasileiras, São Paulo e Maceió (1970 – 2000), de Irinéia Maria Franco dos Santos, faz uma análise histórica que permeia três décadas de intensas transformações observadas na dinâmica de terreiros instalados nas cidades de São Paulo e Maceió (1970 – 2000). A obra cumpre o objetivo de identificar, analisar e interpretar essas transformações, sob o impacto das modificações socioeconômicas no período, refletidas no cotidiano de seus membros.

Atmosfera & Sociedade: Impactos Ambientais, Climáticos e Saúde Humana (Vol.3), de José Clênio Ferreira, apresenta alguns temas abordados durante o 3º Seminário Atmosfera e Sociedade (SAS), entre eles as questões ligadas aos impactos ambientais, à previsão do tempo e ao clima em épocas bastante remotas, além de resultados de estudos envolvendo as relações entre variáveis meteorológicas e a saúde humana.

Leituras e leitores do Apocalipse na Alta Idade Média, de Raquel de Fátima Parmegiani, analisa as apropriações e os usos sociais do livro bíblico Apocalipse na Alta Idade Média, a partir de um comentário a este texto escrito por um monge hispânico, Beato de Liébana. “É um livro que durante milhares de anos instiga o coração, desperta a alma e não deixa nem amigo ou inimigo indiferente, e dificilmente tem um amigo ou inimigo comedido”, salientou a autora.

Os livros, lançados na última quarta-feira, 30, já estão a disposição dos interessados na nova sede da Editora e também podem ser adquiridos pela internet por meio do site.