Solenidade contou com uma palestra sobre Universidade Pública: desafios políticos-pedagógicos

- Atualizado em
Campus do Sertão inicia ano letivo com aula inaugural na sede em Delmiro Gouveia | nothing

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O ano letivo de 2014.1 teve início na sede do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na última segunda-feira, 5 de maio. Na ocasião, foi realizada uma cerimônia de aula inaugural, que contou com a presença do professor Walter Matias Lima, para ministrar uma palestra sobre o tema Universidade Pública: desafios políticos-pedagógicos. Veja mais sobre o Campus aqui.

Assim como na sede de Arapiraca, o primeiro semestre deste ano teve início no Campus do Sertão desde o último dia 5 e seguirá até o dia 13 de setembro. Ainda de acordo com o Calendário, o segundo semestre letivo das sedes Arapiraca e Delmiro se inicia em 29 de setembro, mas há o recesso de 20 de dezembro a 11 de janeiro. O segundo semestre de 2014 é reiniciado no dia 12 de janeiro e se estende até março de 2015.

Já a Unidade de Santana do Ipanema segue igual ao Campus A.C. Simões: primeiro semestre letivo teve início em 10 de março e segue até 20 de julho) e segundo semestre vai de 4 de agosto a 20 de dezembro. Inaugurado em 15 de março de 2010, o Campus do Sertão é uma unidade que oferece os seguintes cursos: Engenharia Civil, Engenharia da Produção, Letras, Pedagogia, História e Geografia para cerca de 1.200 alunos.

Na opinião do reitor Eurico Lôbo, o Campus do Sertão tem uma direção envolvida e presente. “Lá em Delmiro, nosso começo foi difícil, mas hoje temos uma estrutura muito boa”, salientou. Ele também destacou a importância da interiorização da Ufal para o desenvolvimento social de Alagoas. "A universidade é um espaço de saber transformador. A nossa atuação, com toda liberdade intelectual, deve estar voltada para que este conhecimento compartilhado possa mudar vidas neste Estado que precisa ainda superar tantos desafios.”