Ufal entrega mais de 40 profissionais formados na modalidade a distância

Pedagogos são dos municípios São José da Lage e Maragogi, mas Universidade disponibiliza cursos EAD na maior parte do Estado

07/04/2014 16h06 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27
Luiz Paulo Mercado confere grau à nova pedagoga

Ascom Cied

Alagoas ganhou mais 47 pedagogos formados pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio da modalidade Educação a Distância (EAD). As cerimônias de colação de grau aconteceram nos municípios de São José da Lage e Maragogi, no fim do mês de março.

A solenidade de colação de grau foi presidida pelo coordenador-geral da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), Luis Paulo Mercado, que representou o reitor da Ufal, Eurico Lôbo. Segundo Mercado, a formatura desses alunos nos polos de EAD do interior do Estado é uma experiência extraordinária. “É a materialização de sonhos, a presença da Ufal nas várias regiões do Estado e a possibilidade real de estudar e construir uma profissão com qualidade. A formatura demonstra o compromisso do município para com os formandos e a Ufal, pois a formação pela EAD se amplia, a cada ano, graças às articulações entre os municípios, MEC e UAB por meio da Ufal”, ressaltou.

Mercado ainda pontua que, hoje, a EAD é fundamental para a formação inicial e continuada de professores e gestores de todo o Estado e é um dos fatores desencadeadores do desenvolvimento e da melhoria da qualidade dos profissionais envolvidos. “A Ufal tem um papel primordial neste cenário, pois reconhece e investe muito na expansão da modalidade da EAD, atingindo com seus polos grande parte das regiões do Estado de Alagoas. Com a adesão a Universidade Aberta do SUS, em análise pelo MEC, a Ufal poderá ofertar nos seus polos de EAD os cursos na área da saúde”, anunciou.

Em São José da Laje, a formatura de 29 novos profissionais da contou com a presença do prefeito Rodrigo Valença, que ressaltou a importância do acesso ao ensino superior para o sucesso profissional. “É com muita alegria que realizamos a formatura de mais uma turma desse Polo. Essa Unidade de Ensino Superior foi construída na gestão do meu pai Paulo Roberto Neno e é com muito orgulho que na minha gestão está formando turmas e está apto a receber novos cursos de graduação e pós-graduação, por meio das instituições Ifal [Instituto Federal de Alagoas] e Ufal”, destacou o prefeito.

Para a coordenadora do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em São José da Lage, Nara Moraes, é uma alegria muito grande poder contribuir na formação acadêmica destas pessoas. “Por meio desse Polo todos conseguem realizar o sonho do ensino superior. Então é uma satisfação poder participar deste sonho e fazer a diferença na vida profissional de cada um desses recém-formados”, ressaltou.

Maragogi

Já no município de Maragogi, no litoral Norte do Estado, a formatura dos 18 alunos do curso de Pedagogia EAD foi comandada pelo vice-coordenador da Cied, Fernando Pimentel, que também representou o reitor Eurico Lôbo na solenidade.  De acordo com Pimentel, participar de mais uma colação de grau numa cidade do interior provoca um sentimento de alegria, de dever cumprido, de colaborar com a mudança positiva de Alagoas.

“Até 2013 Maragogi era o único polo UAB da região norte de Alagoas e o polo atende a várias instituições de ensino. A EAD, nesta região, atende a um público diversificado: professores e gestores que já estão atuando no serviço público, como também jovens que acabaram o ensino médio. Um polo EAD é sempre uma possibilidade de crescimento para a região, seja na formação e transformação do saber, como também na geração de empregos”, destaca Fernando Pimentel.