Pinacoteca Universitária apresenta a exposição Miragens da artista Flora Assumpção

A abertura da exposição será no dia 24 de abril, às 20h

15/04/2014 11h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27
A abertura da exposição será no dia 24 de abril, às 20h

Ascom Pinacoteca

‘Miragens' é uma exposição que reúne diversas obras inéditas de autoria de Flora Assumpção realizadas em diferentes linguagens e técnicas, entre elas, uma vídeo-instalação, peças em resina e metal, 2 livros-objetos em fotografias, 3 séries de fotogravuras e desenhos gravados a laser sobre espelhos. São obras que começaram a ser concebidas em 2009 e foram tomando corpo entre 2011 e 2013.

O título 'Miragens' é uma referência aos aspectos de refrações, transparências, brilho, espelhamento trabalhados nas superfícies das obras apresentadas, além de uma analogia a um efeito visual provocado pelo ambiente natural do deserto, cuja imensidão infindável é abordada através da temática dos fenômenos naturais. A palavra 'miragem' é ainda uma metáfora inevitável para as ilusões humanas.

Esta proposta expositiva objetiva organizar uma reflexão sobre a produção da artista, inserida no contexto de diversidade da arte contemporânea, em que novos materiais industriais e tecnológicos, como plásticos, gravação a laser e adesivos espelhados, e linguagens visuais como projeções de vídeos, objeto e instalação, são explorados, sem se fechar para os conhecimentos e técnicas do passado à exemplo do desenho, gravura e fotogravura.

As obras desta exposição trabalham, através de referências da literatura fantástica de autores como Jorge Luís Borges, Gabriel Garcia Márquez e Júlio Cortázar, entre outros, no intuito de ativar a capacidade humana de imaginação e ficção, tão abandonadas na atualidade ocidental tomada pela automatização dos sentimentos e do modo de agir em meio às rotinas caóticas e 'sem tempo para nada', cheias de fórmulas prontas para se resolver os impasses de quaisquer esferas da vida, assim como é uma forma de resgatar sensibilidades e aprendizados intuitivos e a cognição, tal como os contos de fadas, as mitologias e as fábulas ou quaisquer outras atividades criadoras.

O quê: Exposição Miragens, da artista Flora Assumpção
Quando: 24 de abril a 6 de junho. Horários: 2ª e 5ª – 8h30 às 12h30 e 14h às 20h/ 3ª, 4ª e 6ª
– 8h30 às 12h30 e 14h às 18h
Onde: Pinacoteca Universitária - Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima,