Sexta de Educação discute autonomia e gestão democrática nas escolas públicas

Estiveram presentes a professora Karla de Oliveira Santos do Centro de Educação e a mestranda Luciene Amaral da Silva

- Atualizado em
Projeto Sexta de Educação chega a sua 15ª edição | nothing
Projeto Sexta de Educação chega a sua 15ª edição

Redação Ascom

Na última sexta-feira, 14, o Projeto Sexta de Educação realizou sua 15ª edição, discutindo o tema “Autonomia e gestão democrática nas escolas públicas”. Para discutir o assunto, estiveram presentes a professora Karla de Oliveira Santos do Centro de Educação (Cedu) e a mestranda Luciene Amaral da Silva, chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento de Gestão da 6ª Coordenadoria Regional de Educação.

A professora Karla enfatizou que são os múltiplos olhares presentes em cada instituição que garantem a democratização do poder nas escolas. Segundo ela, a gestão democrática nas escolas não ocorre espontaneamente, mas desenvolve-se em uma dinâmica de relações de poder e atinge seu ápice com a eleição de seus gestores.

Para ela, a gestão participativa está intrinsecamente inserida na gestão democrática, embora nem toda gestão participativa seja efetivamente participativa. Já Luciene Amaral privilegiou a gestão democrática amparada pela legislação e explicou como funciona a gestão democrática na rede estadual em Alagoas, além de fazer análise das possibilidades legislativas municipais.