Prorrogadas inscrições de projetos para o programa Vivência de Arte

Vinte projetos serão classificados e os estudantes têm até a próxima segunda-feira, 24, para se inscrever


- Atualizado em

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Alunos dos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão bem como de suas respectivas Unidades de Ensino (Viçosa, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Penedo) interessados na promoção de manifestações culturais fiquem atentos! A Universidade Federal de Alagoas, por meio da Pró-reitoria Estudantil (Proest), informa que foram prorrogadas as inscrições para a temporada 2014 do Programa Vivência de Arte. Agora, os candidatos têm até a próxima segunda-feira, 24, para realizar inscrição de projetos.

Os documentos necessários para se inscrever são: cópia em PDF do projeto, Comprovante de Matrícula (para os estudantes), Declaração de vínculo com a Ufal (para técnicos e professores) e Ficha de Inscrição, devidamente preenchida e assinada pelo Coordenador do Projeto. A ficha pode ser encontrada no Portal do Estudante na aba Formulários. O programa irá selecionar um total de 20 projetos nas seguintes categorias: Artes Cênicas e Visuais, Dança, Audiovisual, Música e Literatura.

Os projetos selecionados terão uma duração de 8 meses, divididos em 2 etapas de 4 meses. A primeira será desenvolvida no período compreendido entre os meses de março a junho; e, a segunda, no período de agosto a novembro de 2014. Cada projeto poderá ser composto por até 4 estudantes, que receberão Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico e Institucional (BDAI), mensalmente, no valor de R$ 400.

Conforme o edital, os projetos serão avaliados mensalmente. Apenas os projetos que cumprirem os objetivos estipulados terão continuidade, mantendo suas atividades na segunda etapa, no segundo semestre deste ano.

Sobre o programa

O Programa Vivência de Arte é uma iniciativa que tem como objetivo criar oportunidades de produção e atuação artístico-cultural para os estudantes vinculados aos diversos cursos de graduação existentes na Ufal, além de despertar o interesse e estimular a participação dos mesmos em atividades artísticas e culturais, abrindo espaços para que possam revelar seus talentos e potenciais criativos no campo da arte e da cultura.

Em quatro anos de existência, já contemplou 35 projetos cuja realização se deu nos três campi da Universidade. Os projetos envolvem atividades de arte e cultura em suas mais diversas áreas, tais como poesia, capoeira, cinema, música, maracatu, teatro, ginastica circense, teatro de bonecos, entre outros. Segundo Ruth Vasconcelos, coordenadora de política estudantil da Universidade, o programa tem imensa relevância para a comunidade.

Criar esse canal de expressão da arte e cultura para os estudantes, seja como protagonistas seja como espectadores, traz uma relevância imensa, pois, através dessas expressões artísticas e culturais, a Ufal contribui para a vivência e a formação cidadã dos estudantes universitários.” Ela reforça que neste ano o Programa apresenta o fortalecimento da articulação entre as Pró-reitorias Estudantil (Proest) e de Extensão (Proex). “Com isso, nós buscaremos incentivar a participação da sociedade nas apresentações dos estudantes aqui na Ufal”, complementou Ruth Vasconcelos.

Confira outras informações clicando no edital disponível abaixo.