Programa de TV sobre o Museu Théo Brandão será exibido em rede nacional

O objetivo é divulgar bens e valores culturais, democratizar o conhecimento e atrair novos públicos

- Atualizado em
Equipe de gravação do programa | nothing
Equipe de gravação do programa

Ascom MTB

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) recebeu, entre os dias 11 e 13 deste mês, a equipe de produção do programa Conhecendo Museus, veiculado pela TV Brasil e TV Escola. Durante três dias, a equipe gravou entrevistas com cerca de vintes pessoas, entre gestores, servidores do MTB, professores que coordenam projetos no Museu, visitantes e mestres de Guerreiro.

Com o objetivo de divulgar bens e valores culturais, democratizar o conhecimento e atrair novos públicos, o programa retrata os principais museus brasileiros em sua integridade, com a exposição detalhada dos acervos. Em Alagoas, o Museu Théo Brandão foi o único selecionado para participar do projeto.

De acordo, com a diretora do programa, Denise Vieira, o critério para a escolha dos museus participantes foi definido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A diretora explica que esta já é a terceira temporada do programa. “Na primeira temporada, o Ibram produziu quinze episódios, que não foram veiculados na TV, mas exibidos em algumas instituições. A partir da segunda temporada, o Ibram, em parceria com a TV Brasil, passou a exibir o programa em rede nacional. Na segunda temporada, foram cerca de cinquenta museus. Nesta, estamos produzindo programas com sessenta instituições. São duas equipes de produção, cada qual trabalha com trinta episódios, explicou Denise.

A partir de abril estreia a terceira temporada do programa. O episódio sobre o Museu Théo Brandão ainda não tem data definida para ir ao ar. O programa, que tem vinte e seis minutos de duração, é exibido as terças, às 17h 30m, e aos sábados, às 15h e 30m. Depois de veiculado na TV, todos os episódios ficam disponíveis na internet, através do endereço eletrônico www.conhecendomuseus.com.br.