Pesquisadores da Ufal visitam Carreta da Mulher

A visita teve como objetivo promover o primeiro contato entre ensino e pesquisa com o serviço ofertado pela Prefeitura

- Atualizado em
Equipe do Programa de Acompanhamento de Pacientes em Risco para o Desenvolvimento de Câncer de Colo de Útero do Laboratório de Genética, Genômica e Proteômica em visita à Carreta da Mulher / Foto: Ascom SMS | nothing

Redação Ascom com informações de Ascom SMS

A equipe do Programa de Acompanhamento de Pacientes em Risco para o Desenvolvimento de Câncer de Colo de Útero do Laboratório de Genética, Genômica e Proteômica (Gempro) da Universidade Federal de Alagoas realizou, na última segunda-feira, 17, uma visita à Carreta da Mulher, que esteve no complexo Benedito Bentes, parte alta de Maceió.

A visita teve como principal objetivo promover o primeiro contato entre ensino e pesquisa com o serviço ofertado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de discutir o início de possíveis parcerias entre a universidade e o município. A Carreta da Mulher é um projeto que oferta exames de mamografia e ultrassonografia às mulheres.

Nos dois primeiros meses de funcionamento, já foram realizados 2.157 exames. Aqueles que indicarem resultados suspeitos de câncer serão avaliados minuciosamente com a realização de biopsia. Com a confirmação, essas mulheres passarão por atendimento especial e tratamento. Nos casos cirúrgicos, elas fazem os exames pré-operatórios para a realização da cirurgia.

Sobre o Gempro

O Gempro foi pioneiro em Alagoas e no Brasil na utilização da biologia molecular e biotecnologia para investigação de diversas doenças. O laboratório realizou inúmeras pesquisas envolvendo o HPV, Hepatite B e C, Leishmaniose visceral e câncer de mama. Há 14 anos, pesquisa a relação de HPV e câncer cervical, buscando a implementação de um novo método de acompanhamento das pacientes em risco para o desenvolvimento do câncer de colo de útero. O grupo também realiza o estudo epidemiológico da prevalência do Papilomavírus Humano (HPV) em mulheres após vacinação.