Coletivo uruguaio La Casa promove atividade no Espaço Cultural

O grupo de dança contemporânea realiza atividade de improvisação nesta terça-feira

- Atualizado em
Apresentação do Princípio da Parcimônia | nothing
Apresentação do Princípio da Parcimônia

Natália Oliveira - estudante de jornalismo

O pátio do Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será palco de muita criatividade e dança. Nesta terça-feira, 18, às 10h, o Coletivo La Casa, grupo uruguaio de dança contemporânea, realiza um encontro aberto ao público, com direito à improvisação artística.

Após a primeira apresentação em São Paulo, Maceió terá o privilégio de receber o grupo na turnê internacional, que tem Lima (Peru) e Maldonado (Uruguai) como próximos destinos. A escolha da capital alagoana para apresentações deu-se por uma iniciativa entre o Coletivo e a Companhia Limitada (Cia. Ltda), representada pelo coreógrafo paulista, Jorge Schutze.

O Núcleo de pesquisas e ações artísticas em Maceió, a Cia.Ltda abraça e promove intervenções artísticas, como a 8ª Visões Urbanas, festival internacional de dança em paisagens urbanas, realizado na capital alagoana no ano passado. “Isso [incentivo] vai colocando a nossa pequena produção num contexto mais amplo, além de trazer obras que, com certeza, fazem questionar a nossa produção, enriquecem culturalmente nosso Estado e realizam uma troca necessária à produção artística”, declarou Schutze.

Primeira apresentação

O grupo faz a primeira apresentação em Maceió na segunda-feira, 17, com o espetáculo Princípio da Parcimônia, onde três bailarinas e um músico propõem um olhar poético voltado à fé e ao ceticismo. A performance artística será realizada às 19h, na Escola de Samba Girassol, no bairro Vergel do Lago. A entrada é gratuita.
Com um diálogo entre a fotografia e a ação física, Princípio da Parcimônia toma a imagem poética como gatilho recursivo para propor uma cena estratégica de sobrevivência, uma cena-cerimônia, onde coexistem o imensurável e o pequeno, a ternura e a desafeto, o desamparo e a esperança.

Coletivo La Casa

La Casa é uma plataforma de produção e investigação artística que abriga o trabalho de um número variável de pessoas, cujas funções e formas de participação variam de projeto para projeto. Utilizando o conceito de obra-paisagem, suas obras interrogam territórios e comportamentos, formas de habitar e de coexistir, de estar e transcorrer.

Confira aqui o vídeo do Princípio da Parcimônia no link.

Intervenção Artística Princípio da Parcimônia
Apresentação e debate com o público
Quando: 17 de março
Onde: Grêmio Recreativo Escola de Samba Girassol, Rua G, 193 – Ponta Grossa, Vergel do Lago