Campus Arapiraca inicia curso de especialização em Residência Agrária

O curso é o primeiro do gênero no Estado e formará extensionistas rurais no Campus Arapiraca

- Atualizado em

Rosiane Martins - estudante de jornalismo

Nesta sexta-feira (21), a Universidade federal de Alagoas (Ufal) inicia o curso de especialização em Residência Agrária- Extensão Rural no Campus Arapiraca, que conta com apoio e parceria das demais Instituições de ensino superior do Estado. N corpo docente estão professores da Ufal, do Instituo Federal de Alagoas (Ifal), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

O curso tem como objetivo principal atender prioritariamente os extensionistas rurais que atuam com o público da reforma agrária e agricultura familiar do Estado, que serão os beneficiários finais desse processo de qualificação. A aulas incluem teoria e prática e terá atividades em conjunto com o público da agricultura familiar aos finais de semana. O primeiro bloco de aulas começa na sexta-feira (21) e se estende até o domingo.

A organização do curso está sob os cuidados dos professores Cícero Adriano Vieira dos Santos, do Campus Arapiraca e Sandra Lúcia dos Santos Lira, do Centro de Educação (Cedu). O curso é destinado à formação de extensionistas rurais para atuar junto ao público da agricultura familiar e reforma agrária. São mais de 150 mil famílias a serem atendidas pela Extensão Rural em Alagoas, é um setor estratégico.

A equipe de Extensão Rural deve ser multidisciplinar com profissionais das áreas das ciências agrárias, humanas e de saúde. "Nosso curso tem disciplinas e docentes dessas áreas, todos comprometidos com uma concepção de desenvolvimento rural sustentável, com fortalecimento da agricultura familiar e camponesa” , destaca o professor Cícero Adriano.

Para a professora Sandra Lira, a Residência Agrária é um novo modelo de formação que vem sendo experimentado no país, na relação entre as universidades públicas, movimentos sociais e órgãos responsáveis pela oferta de ATER (assistência técnica e extensão rural).

A abertura Solene e a aula inaugural do Curso será a partir das 10 horas, na Sala 01, Bloco A do Campus Ufal Arapiraca.