Assine o RSS
Confira os Editais abertos para projetos culturais e monografias
Sexta, 25/06/2010 às 16h02
Confira os Editais abertos para projetos culturais e monografias

O Banco do Nordeste do Brasil S.A abriu edital do Programa BNB de Cultura - Edição 2011, uma linha de patrocínio direto do BNB, com a parceria do BNDES, para apoio à produção e difusão da cultura nordestina. A Fundação Cultural Palmares também está com Edital aberto para seleção de projetos na área de Redes de Diálogos. Já o Concurso Sílvio Romero faz seleção de monografias sobre Folclore e Cultura Popular. Confira!

Andifes é representada internacionalmente e discute cooperação com a França
Sexta, 25/06/2010 às 15h34
Andifes é representada internacionalmente e discute cooperação com a França

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) esteve representada pela reitora Ana Dayse Dorea (Ufal), então 1ª vice-presidente da entidade e pela reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) Miriam da Costa Oliveira na comitiva de 30 Universidades Brasileiras em missão à França, no último mês de maio. A reitora Ana Dayse Dorea fez uma apresentação sobre o funcionamento e atuação da Andifes no cenário brasileiro.

Terça, 22/06/2010 às 17h02
Método Kumon facilita aprendizado

Desenvolvida por professor japonês, técnica de ensino tem beneficiado estudantes e se baseia no tempo e na repetição

Terça, 22/06/2010 às 16h14
Didática mexe com autoestima do aluno

Primeiro passo do processo é entrevistar os pais e destacar as condições como o cuidado com a nutrição e leitura em voz alta

Futuros dentistas tiram dúvidas sobre serviço militar
Terça, 22/06/2010 às 15h15
Futuros dentistas tiram dúvidas sobre serviço militar

Alunos do curso de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas tiveram a oportunidade, na quinta-feira, 17 de junho, de esclarecer as dúvidas referentes aos direitos e deveres da prestação do serviço militar pelos médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários (MFDV). Em julho, será a vez dos alunos do curso de Medicina.

Matemática: disciplina é incentivada na universidade
Terça, 22/06/2010 às 14h29
Matemática: disciplina é incentivada na universidade

Investimentos na graduação de jovens alunos são vistos como saída para reverter estatística de 6 mil professores leigos no país

Servidores desvendam a aposentadoria
Terça, 22/06/2010 às 10h39
Servidores desvendam a aposentadoria

O que eu vou fazer quando me aposentar? É uma pergunta frequente entre os servidores que estão prestes a deixar o trabalho. Com objetivo de responder essa e outras dúvidas a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho – Progep realizou de 16 de abril a 16 de junho o curso de capacitação Planejando o futuro: Preparação para a aposentadoria.

Segunda, 21/06/2010 às 16h29
ICBS promove cursos de inverno
Prazo final para realização dos exames médicos periódicos
Segunda, 21/06/2010 às 15h20
Prazo final para realização dos exames médicos periódicos

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) informa que os servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), devem realizar os exames periódicos até o dia 31 de julho. Segundo o Decreto nº 6.856, os servidores que não fizerem os exames devem assinar o termo de responsabilidade e entregá-lo à Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT). Veja como funciona hoje na Universidade o Sistema Informatizado de Diárias e Passagens.

Instituto Alana oferece bolsas para Trabalhos de Conclusão de Curso
Sexta, 18/06/2010 às 16h36
Instituto Alana oferece bolsas para Trabalhos de Conclusão de Curso

Um dos períodos de maior desafio para os estudantes de graduação é aquele em que devem construir seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Entendendo a relevância dessa etapa, Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), por meio do Programa InFormação, e o Instituto Alana, através do Projeto Criança e Consumo, oferecem bolsas a alunos que pretendam elaborar seus TCC focados na relação entre Criança, Consumo e Mídia.

Novo presidente da Andifes defende crescimento e consolidação do sistema de universidades federais
Sexta, 18/06/2010 às 11h17

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) elegeu, no dia 16 de junho, durante reunião do Conselho Pleno em Brasília, o reitor da Universidade Federal de Goiás Edward Madureira Brasil como presidente para a gestão 2010/2011. Após a votação, ele concedeu entrevista ao Portal Andifes e falou sobre as pautas prioritárias da entidade, comentou projetos do governo e desafios para a Educação Superior.

Morre o professor Sebastião Grangeiro Neto
Quinta, 17/06/2010 às 16h54
Morre o professor Sebastião Grangeiro Neto

O procurador do Município de Maceió e mestre em Língua Portuguesa da Universidade Federal de Alagoas, Sebastião Grangeiro Neto, morreu na madrugada desta quinta-feira, 17, aos 73 anos, vítima de insuficiências respiratória e renal, provocadas por um infarto. O professor estava internado no Hospital do Coração, do Memorial Arthur Ramos, há dois meses e meio. Ele deixa esposa e dois filhos.

Quinta, 17/06/2010 às 10h35
Enem abre inscrições no dia 21 de junho
Agenda cultural: Teatro, forró e Intacta Retina
Quarta, 16/06/2010 às 09h43
Agenda cultural: Teatro, forró e Intacta Retina

Até sexta-feira, continua no Espaço Cultural a montagem "Perdoa-me por me traíres", de Nelson Rodrigues, e o projeto Intacta Retina apresenta mais um ciclo de debates sobre cinema e corpo em movimento. E nesta sexta-feira, o "Som do Beco" anima o Espaço Cultural com muito forró!