Ufal destaca biodiversidade alagoana no calendário 2014

Trabalho é resultado de pesquisas e mostra acervo do Museu de História Natural

- Atualizado em
A bióloga Selma Torquato coordenou o trabalho de produção do calendário | nothing
A bióloga Selma Torquato coordenou o trabalho de produção do calendário

Pedro Barros - estudante de jornalismo

Pela primeira vez, o Museu de História Natural terá um calendário temático, que traz parte de seu acervo e é resultado de pesquisas realizadas. As atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo MHN, os recursos naturais do Estado de Alagoas e a biodiversidade, representada por plantas, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos da Caatinga, da Mata Atlântica e também do litoral, além da biodiversidade fóssil, principalmente da Caatinga.

Esse trabalho é o segundo produzido pela Universidade Federal de Alagoas; o primeiro foi o calendário 2013 do Museu Théo Brandão. Confira a seguir a entrevista com a bióloga do MHN, Selma Torquato, que explica como foi o trabalho de produção do calendário 2014.

Portal da UfalQual o objetivo do calendário do Museu de História Natural?
Selma Torquato – Inicialmente é apresentar a biodiversidade de Alagoas, dar uma noção da riqueza que o Estado de Alagoas resguarda, com relação à diversidade biológica, em diversos grupos [anfíbios, répteis, peixes, botânica]. O segundo objetivo é divulgar as atividades do Museu de História Natural, quer seja na área de pesquisa, quer seja na área de divulgação do conhecimento.

Portal da UfalComo foi o processo de criação do calendário?
Selma Torquato – Foi difícil no sentido da diversidade também de fontes de fotografia. A priori, escolhemos grupos que têm representações especialmente nas coleções do Museu. Depois, decidimos quais seriam as fotografias. Para alguns grupos havia bastantes fotografias bonitas e informativas, com relação à importância daquela espécie para a biodiversidade de Alagoas. Foi um processo difícil nesse sentido, mas extremamente prazeroso.

Portal da UfalQuais foram as áreas abordadas?
Selma Torquato – Para atender a esses dois objetivos, selecionamos um tema por mês. Iniciando pelas atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Museu de História Natural. Nos demais meses, foram apresentados os recursos naturais do Estado de Alagoas. A biodiversidade atual foi representada em sua fauna e flora, com plantas, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos da Caatinga, da Mata Atlântica e também do litoral. No mês de dezembro, ficou a biodiversidade fóssil, principalmente da Caatinga.

Portal da UfalQuem colaborou com as fotografias?
Selma Torquato – Os colaboradores foram principalmente pesquisadores do Museu de História Natural. Houve colaboração também do pesquisador Claudio Sampaio, da unidade da Ufal em Penedo, e do ambientalista Sérgio Leal, que tem fotos muito bonitas de aves. Os demais foram estagiários, funcionários, professores e pesquisadores efetivos ou colaboradores do MHN.

Portal da UfalOnde serão distribuídos exemplares?
Selma Torquato – Serão entregues nos diversos setores da Ufal, como na Reitoria, na Biblioteca, nas coordenações de cursos e nos campi do interior, além de outras instituições de ensino superior do Estado, museus e Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seee) de Alagoas.