Pronatec Ufal entrega certificados a 17 detentos do sistema prisional alagoano

Eles fizeram parte da primeira turma do curso de Operador de Áudio, segunda turma começa em abril

- Atualizado em
Marilda Melo, coordenadora do Pronatec na Ufal

Diana Monteiro - jornalista

Um futuro com uma vida produtiva e digna deixou de ser um sonho para 17 detentos do Sistema Prisional e de Ressocialização Cyridião Durval. Eles concluíram o curso de Operador de Áudio, promovido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), da Universidade Federal de Alagoas. Uma solenidade na manhã da última sexta-feira (21) marcou a entrega dos certificados aos detentos.

A cerimônia, realizada no Espaço Multieventos do Presídio Feminino, deu enfoque a importância da qualificação e da profissionalização, adquiridas durante os quatro meses de formação com olho no mercado de trabalho. Pela Ufal, participaram a coordenadora do Pronatec da instituição,  Marilda Melo, e as orientadoras pedagógicas dos cursos do Programa,  Marizete Maria de Melo Santos e Laura Cerqueira Ângelo.

Também participaram os representantes do governo estadual, gerente de Educação, Andréa Rodrigues; da Superintendência Geral de Administração Penitenciária, major Ednilzo Amorim; e a superintendente do Sistema de Educação da Rede Pública de Ensino, Maria do Carmo Custódio. A mesa da solenidade contou com a participação d o orientador pedagógico do curso de Operador de Áudio, Leilson Oliveira, que atualmente desempenha a função em parceria com o Pronatec; e a diretora de Educação e Laboratoraterapia daquele complexo prisional, Evani Vianei.

O curso de Operador de Áudio, ministrado no sistema prisional alagoano foi dotado de 175 horas-aula e  ocorreu durante quatro meses no horário noturno. O orientador pedagógico Leilson Oliveira informou que o curso enfocou cinco disciplinas:  Fundamentos do Áudio; Diferenças Timbrísticas e características dos instrumentos; Empreendedorismo;  e Prática. Os instrutores foram Alan Quintella, Reinaldo Marques, José Gilson dos Santos e Alessandro Tenório Barros.

Leilson Oliveira falou do interesse dos detentos participantes do curso, em sua maioria, identificados com a área: “A maioria dos detentos desempenhava atividades nessa área e  inicialmente a turma era formada por 20 detentos, mas três receberam alvará de soltura,  deixaram o curso e não quiseram concluí-lo na Escola Técnica de Artes (ETA), onde o Pronatec está atrelado”, enfatizou.

Pioneirismo e formação profissional

O pioneirismo na Universidade Federal de Alagoas e a importância da parceria da instituição para promoção da cidadania e formação de profissionais para o mercado de trabalho, considerado amplo e em franco crescimento,  foram destacados pelos participantes da solenidade. “O Pronatec da Ufal foi o primeiro a promover dentro do sistema  penitenciário alagoano um curso profissionalizante  e teve  tão boa repercussão e tanto  sucesso que por solicitação, em abril,  o programa  contemplará mais uma turma de detentos”, disse a coordenadora Marilda Melo.

Marilda aproveitou a solenidade para parabenizar a equipe do sistema prisional  que não mediu esforços para o  enfrentamento dos inúmeros desafios  para concretização do curso e dirigindo-se  especialmente aos 17 detentos concluintes disse: “Parabenizo especialmente  a vocês pela boa frequência, interesse e desejo de adquirir o conhecimento necessário para exercer a profissão com a certificação da Ufal”.

Sobre o mercado de trabalho Marilda  completou: “Há um amplo mercado de trabalho, porque  em  qualquer evento sonorizado há a necessidade de um operador de áudio, assim como em emissoras de rádio, estúdios de gravação, produtoras, dentre tantos outros”.

A gerente de Educação Andréa Rodrigues enfocou o dever cumprido perante a sociedade e a parceria da Ufal para garantir a qualidade e excelência profissional. O major Ednilzo Amorim, emocionado, agradeceu o apoio da Ufal para promoção de atividades na área de educação: “Educação já é um desafio em pessoas  que estão livres e para quem está privado de liberdade é muito mais difícil e a formação profissional num programa nacional é uma grande conquista”, enfatizou o major.

A representante da Secretaria de Educação, Maria do Carmo Custódio, parabenizou os concluintes do curso pelo esforço e falou do quanto significa o certificado recebido para um futuro melhor. “Não desistam do sonho, porque nós podemos ser o que pudemos sonhar”, acrescentou, ao informar que o Estado de Alagoas já dispõe o Plano Nacional das Prisões, apresentado em Brasília.

Capacitação profissional

Voltar a atuar no que sabe e gosta de fazer consiste no sonho do detento Jorge Ângelo da Silva agora reforçado com o curso de Operador de Áudio, promovido pelo Pronatec da Ufal. Oriundo do Paraná, Jorge disse que trabalhou durante 10 anos como DJ, com equipamento de som e nunca tinha feito um curso nessa área. “Fiz no Paraná um curso de rádio profissionalizante e o de Operador de Áudio concluído agora, foi muito proveitoso e abrangente e realmente nos deixou aptos para qualquer atividade de som”, frisou José Ângelo, que representou a turma de detentos concluintes, durante a solenidade de entrega de certificados.

Unidades Acadêmicas