Equipe da Unilab destaca avanços do trabalho da Educação a Distância

Em visita técnica a Cied/Ufal, grupo destaca estrutura, organização e eficiência dos trabalhos

- Atualizado em
Equipe da Cied recepciona pessoal da Unilab | nothing
Equipe da Cied recepciona pessoal da Unilab

Roberta Araújo - jornalista e Keila Wanderley – estudante de Jornalismo

Uma equipe formada por cinco técnicos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no Ceará, iniciaram na manhã de ontem, dia 13, visita técnica a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied). A visita teve como objetivo a troca de experiência entre as duas instituições de ensino superior. Os técnicos conheceram e compreenderam o trabalho realizado pela equipe da EAD na Ufal, que se tornou referência no Nordeste.

Eles foram recebidos pelos coordenadores da Cied, Luis Paulo Mercado e Fernando Pimentel, que expuseram a trajetória, ações e perspectivas da Cied. Em seguida, foram apresentados aos coordenadores de núcleos e ao Comitê Gestor de Formação de Professores.

A equipe da Unilab é formada por Viviane Pinho de Oliveira (docente e da equipe do núcleo de formação), Márcia Barbosa de Sousa (docente e da equipe multidisciplinar), Selma Cruz Lima (assistente em administração), Antônia Fabíola Gomes Pereira e Silva (auxiliar administrativo) e Geysson Lima Bezerra (assistente chefe do setor de tecnologia).

“A EAD na Ufal não tem apenas uma estrutura incrível, mas também uma equipe muito eficiente, fazendo, assim, com que se torne modelo”, disse Fabíola Gomes. Ela é responsável pela parte administrativa dos cursos da Unilab e ficou impressionada com o trabalho realizado pelo Núcleo de Polos e Cursos, coordenador por Carloney Alves. Fabíola destacou a organização, a eficiência e a responsabilidade no tratamento dos alunos, professores e da EAD em geral. “Estou encantada com a organização e a eficiência da Cied. Tenho aprendido muito com essa visita e espero, a partir de agora, desempenhar melhor o trabalho na EAD da Unilab”.

Viviane Oliveira também destacou os benefícios da visita."Eu e toda equipe estamos muito gratos e satisfeitos com a visita, o acolhimento, o respeito e a generosidade com que a equipe Cied tem nos recebido. Ontem foi um dia de ricas experiências. Nossa expectativa é que a gente tire desses dois dias, a partir da experiência da Cied, lições para promover melhorias, expansão e crescimento da EAD na Unilab”.

Recepção do reitor

A equipe da Unilab também foi recepcionada pelo reitor da Ufal, Eurico Lôbo, em seu gabinete. Ele destacou o crescimento da EAD na Ufal, desde quando participou como presidente do antigo comitê gestor, assim como destacou a importância dessa modalidade de ensino para Alagoas e para o mundo. "O reitor reafirmou o desejo de firmar o convênio com a Unilab e que esta relação com as outras IES [Instituições de Ensino Superior] é importante para todos", ressaltou o coordenador-adjunto da Cied, Fernando Pimentel.

Resultados práticos

Selma Cruz, também técnica da Unilab, quis conhecer mais de perto o Núcleo de Produção de Materiais Didáticos, coordenado por Guilmer Brito. Ela ressaltou a importância da visita para a busca constante do aperfeiçoamento do trabalho. “Essa visita estimulou todos nós, criando uma perspectiva para alcançar os objetivos e fazer, quem sabe, que a Unilab tenha a mesma eficiência da EAD da Ufal”.

Para o coordenador geral da Cied, Luis Paulo Mercado, a visita técnica do grupo de pesquisadores que fazem a educação a distância na Unilab, para conhecer a organização, funcionamento, coordenações, programas e projetos da Cied, demonstra a importância das parcerias institucionais desenvolvidas pela Cied nas várias áreas de atuação na educação a distância.

“A Cied tem parcerias estratégicas na área junto com a Unilab, destacando-se a oferta de cursos de formação de professores em Mídias na Educação que será ofertado no Campus Redenção da Unilab e em Moçambique, África e também a formação dos coordenadores, professores e tutores da EAD da unilab”, ressaltou Luis Paulo.