Ufal reforça estrutura e segurança para novo ano letivo

A Superintendência de Infraestrutura realiza projetos emergenciais e segue com o cronograma de obras nos campi

- Atualizado em
Mutirão de limpeza no Campus A.C. Simões | nothing
Mutirão de limpeza no Campus A.C. Simões

Lenilda Luna - jornalista

Durante esta quinta e sexta-feira, dias 2 e 3 de janeiro, quem andou pelo Campus A.C. Simões, em Maceió, percebeu um grande grupo de prestadores de serviços trabalhando em serviços de capina, poda, limpeza do meio-fio e remoção de entulhos. Tudo para deixar o ambiente mais limpo e arejado para a volta dos estudantes, que na próxima segunda-feira, 6, retornam às aulas para a conclusão do segundo semestre de 2013. Quanto à iluminação, por enquanto a reposição de lâmpadas é feita em parceria com a Prefeitura, mas uma manutenção mais completa está programada. "Estamos licitando um projeto de revisão de toda a rede elétrica. A obra deve ser realizada ainda no primeiro semestre de 2014", informa Nélia Calado, superintendente de Infraestrutura da Universidade Federal de Alagoas.

O acesso lateral ao Campus A.C. Simões, muito utilizado por quem quer evitar o congestionamento diário na rótula da PRF, na BR-104, também vai receber uma atenção especial. "Estamos aguardando para esse ano, o asfaltamento da via que liga o Hospital Universitário ao Village Campestre, o que vai melhorar bastante o trajeto para quem utiliza essa via. Em fevereiro será instalada uma guarita provisória, com cancelas e o monitoramento de seguranças. Mas temos previsão para o próximo semestre de construir uma guarita, parecida com a que temos no acesso da frente, para melhorar as condições de segurança nesse acesso lateral", avisou Nélia.

Para melhorar a segurança nessa parte dos fundos do campus será colocada também uma cerca dentro do perímetro do campus, agora em fevereiro, deixando uma passagem depois da cerca para que as pessoas da comunidade possam passar de um lado a outro do terreno do campus. "São medidas provisórias, mas já temos projeto para a construção do muro cercando todo o Campus A.C. Simões, com a construção de uma calçada e iluminação adequada para que as pessoas das comunidades no entorno possam se deslocar com mais tranquilidade, sem precisar cortar caminho pelo campus. Isso já foi discutido com representantes dos moradores", disse Nélia.

Inauguração da Residência Universitária e do RU

Três prédios da Residência Universitária estão prontos no Campus Maceió, com capacidade para 150 estudantes. "Eles já devem se mudar em março, depois do feriado de carnaval e já vão contar com o novo Restaurante Universitário que será inaugurado em fevereiro. Também em fevereiro vamos inaugurar três novos prédios, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), de Psicologia e de Biblioteconomia.