Ufal recebe estudantes no primeiro dia de pré-matrícula do Sisu

A pré-matrícula começou nesta sexta-feira e prossegue na próxima semana, nos dias 20 e 21

- Atualizado em
Estudantes esperam o início da pré-matrícula | nothing
Estudantes esperam o início da pré-matrícula

Lenilda Luna - jornalista

A primeira a chegar na fila da pré-matrícula no auditório da reitoria foi Indira Daiane Cândido Pontes da Silva, de 17 anos. Ela mora no Sítio São Jorge e pegou um ônibus logo cedo, acompanhada dos pais, chegando na Ufal às 6h30. "Estava muito ansiosa e não conseguia esperar. Fiquei muito feliz em ser aprovada em primeiro lugar, nas cotas, em Psicologia, e queria logo fazer minha pré-matrícula", disse a nova estudante da Ufal.

Indira fez o ensino médio na escola pública do bairro onde mora, a escola estadual Dr. Fernandes Lima. A mãe dela, Creusa Pontes, é dona-de-casa e o pai, Evandro Cândido, é cozinheiro em um restaurante da cidade. "Estamos muito orgulhosos pela conquista da nossa filha e vamos apoiá-la em tudo para que consiga fazer o curso. Nem o percurso diário de ônibus que nossa filha vai fazer faz com ela desanime", disse Creusa.

Ao lado da família, no começo da fila, estava Cícero Júlio das Neves. Ele percorreu 1.600 Km, da cidade de Zé Doca, no Maranhão, e chegou na reitoria ainda com as malas, para matricular a filha Maria Geovânia Oliveira Costa, de 16 anos, aprovada em Ciências Contábeis, em primeiro lugar, em ampla concorrência. "Minha filha estudou em escola pública e poderia se inscrever pelas cotas, mas preferiu não fazer isso, e passou com ótima média", disse o pai orgulhoso.

Cícero é de Alagoas, mas mora no município maranhense há mais de 15 anos, onde trabalha numa rádio comunitária. "Minha filha escolheu se inscrever para a Ufal porque tem a casa da vó para morar em Boca da Mata. Não vai ser fácil para ela, porque vai ter que fazer o percurso de ida e volta todos os dias, no ônibus disponibilizado pela prefeitura para o transporte de estudantes. Mas sei que ela é determinada e vai conseguir. Tem dois dias que não durmo direito, mas estou aqui muito feliz para fazer essa matrícula", disse o pai orgulhoso.

Pré-matrícula continua

A pré-matrícula prossegue na próxima semana, nos dias 20 e 21. O candidato selecionado pelo SiSU deve comparecer aos locais definidos no edital publicado no site da Copeve (veja abaixo), com os documentos exigidos. Quem não comparecer será considerado desistente e será convocado o próximo candidato da lista de aprovados. No campus Maceió, são três locais, de acordo com os cursos: auditório do Núcleo de Pesquisas Multidisciplinar (Severinão), auditório da Reitoria e auditório da Biblioteca Central.

Na sede do Campus Arapiraca, a pré-matrícula será realizada no auditório. Para os cursos da unidade de Palmeira dos Índios, a documentação será entregue no miniauditório. Os classificados para Medicina Veterinária, na unidade de Viçosa, devem comparecer à secretaria. Na unidade de Penedo, a pré-matrícula também será realizada na secretaria. Para os cursos oferecidos na sede do campus Sertão, em Delmiro Gouveia, os classificados devem comparecer à sala nº 23, do Atelier Digital, no primeiro andar. Já para a unidade de Santana do Ipanema, a pré-matrícula será realizada no escritório da Ufal, na rua prefeito Adeildo Nepomuceno Marques, nº 472.

A documentação dos candidatos que optaram pelas cotas será analisada. O resultado com a relação de matrículas deferidas e indeferidas, com a justificativa para o indeferimento, será publicado no dia 22 de janeiro, no site da Copeve. Mais informações no podem ser vistas pelo site da CopeveAs dúvidas, podem ser encaminhadas para o email: copeve.candidato@gmail.com, ou por consultas nos telefones: 3214-1692 / 3214-1694, ou ainda pelas Redes Sociais: Facebook e Twitter.