Inscrições para exposição na Pinacoteca prosseguem até 31 de janeiro

Serão aceitas inscrições individuais ou coletivas de obras inéditas no circuito cultural de Alagoas

- Atualizado em

Lenilda Luna - jornalista

A Pinacoteca Universitária, localizada no Espaço Cultural da praça Sinimbú, está com inscrições abertas para a seleção para as exposições de 2014 até o final deste mês. O objetivo do Edital publicado em novembro do ano passado é "difundir a produção artística, estimulando a criação das diversas manifestações formais que configuram a arte contemporânea". Serão aceitas inscrições individuais ou coletivas, de artistas maiores de 18 anos. Servidores da Ufal não podem se inscrever. Para evitar repetições e dar oportunidades à novos trabalhos, os artistas selecionados nos últimos dois anos também não podem participar desta seleção.

O projeto de exposição apresentado deverá observar a compatibilidade das obras com os espaços físicos da Pinacoteca, cujas plantas baixas, perspectivas e fotos encontram-se anexadas ao Edital. A proposta apresentada deverá ser inédita no circuito cultural de Alagoas. Os artistas terão liberdade para escolher a linguagem de arte visual contemporânea que pretendem apresentar.

As propostas devem ser enviadas exclusivamente por via postal. Em caso de inscrição de coletivo de artistas é obrigatória a apresentação de declaração de todos os componentes. O projeto deve detalhar o layout da exposição, adequada ao espaço da Pinacoteca Universitária, com descrição, planejamento e cronograma das etapas de execução.

A seleção é feita por uma comissão composta de sete membros, sendo dois da Pinacoteca Universitária e os demais, escolhidos segundo critério de relação profissional e conhecimento no campo das artes visuais contemporâneas. Serão avaliados a qualidade do projeto, o planejamento e as condições de execução, a conformidade com as normas e objetivos do Edital e a pertinência e viabilidade das ações educativas e atividades correlatas propostas.

Para mais detalhes, consulte aqui o edital.