Aluno do Pronatec Ufal recebe certificado do secretário do MEC

Universidade formou mais de 1.300 alunos em 2013, em cursos de formação inicial e continuada

24/01/2014 16h56 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29
Governador Téo Vilela e o secretário Paim entregam certificado ao aluno da Ufal, Elbert Oliveira

Governador Téo Vilela e o secretário Paim entregam certificado ao aluno da Ufal, Elbert Oliveira

Simondeide Araújo – jornalista

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está mudando a realidade de jovens alagoanos e a Universidade Federal de Alagoas é parceira do governo federal e abre oportunidades para que eles consigam formação profissional e tecnológica. Para comprovar essa mudança, o secretário executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim, esteve em Maceió, nesta quinta-feira (23) para entregar os certificados aos concluintes de 2013, entre eles, o aluno do Pronatec Ufal, Elbert Cruz de Oliveira.

Elbert é um dos 1.340 alunos do Pronatec Ufal concluintes de 2013 e integra o grupo de cordas que abriu o evento tocando o Hino Nacional. Além dos cerca de 2.300 formandos, a solenidade contou com a participação de professores, coordenadores do programa e autoridades, entre elas, o senador Benedito de Lira e os deputados federais Paulo Fernando dos Santos, o Paulão, Renan Filho e Rosinha da Adefal.

Para o secretário Paim, Alagoas é prioridade porque precisa de apoio para dar mais oportunidades de formação para a população. “Contamos com o apoio dos parceiros federais, estaduais e municipais para efetivar o avanço da educação no Estado”, disse e completou: “É necessário um esforço conjunto para melhorarmos a educação no País. Não é uma tarefa fácil, mas é uma prioridade da presidente Dilma”.

De acordo com Paim, a prioridade do governo federal é da creche à pós-graduação. Ele cumprimentou as autoridades na solenidade e destacou o trabalho do reitor Eurico Lôbo à frente da Ufal, a quem se referiu como ‘grande reitor e parceiro’, e a reitora honorária da Ufal, Ana Dayse Dorea, hoje secretária de Educação de Maceió, por ter conseguido iniciar o processo de interiorização da Universidade.

“Demos um salto na educação superior; na educação profissional, conseguimos montar um programa, junto com parceiros, que hoje conta com cinco milhões de matrícula e nossa meta para este ano é chegar a oito milhões de matrículas, com investimentos que chegam a 14 bilhões de reais”, revelou.

O secretário também falou para os alunos e disse que o esforço de cada um é fundamental e que esse esforço é símbolo do Pronatec. “Desejo sucesso a todos e que possam avançar nos estudos e chegar ao mercado de trabalho”, despediu-se deixando um abraço da presidente Dilma Russef. “Vamos fazer do Brasil um país cada vez melhor”.

O vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira, desejou boa sorte aos novos profissionais. O governador Teotônio Vilela agradeceu ao MEC e à presidente Dilma pela parceria, que considera de extrema importância para os alagoanos. “O Pronatec é muito importante na vida de cada um de vocês (referindo-se aos alunos) porque é um passo inicial, preparando a juventude para o primeiro emprego”, declarou. Téo Vilela também parabenizou os professores do Pronatec pelo trabalho realizado.

O reitor Eurico Lôbo destacou a importância do Pronatec para formação de jovens na área técnica e ressaltou que a Ufal é parceira do governo federal, por meio da Escola Técnica de Artes (ETA). “Estamos trabalhando em diversas áreas, ofertando cursos na capital e outros municípios alagoanos e, hoje, nesta bela solenidade, estamos comemorando a formação sde mais de 1.300 alunos que conseguiram concluir seus cursos e, agora, vão em busca do primeiro emprego. É um momento de muita importância para nossa Ufal”, destacou.

História de sucesso

Elbert Oliveira, 18 anos, fez o curso de formação Músico de Orquestra e disse que o Pronatec mudou sua vida. “O Pronatec é uma forma interessante de conhecer uma profissão. Tive aulas maravilhosas com os professores Luiz Martins, Fagner Magrili e Emilee Halls”, afirmou, dizendo que o próximo passo é entrar na faculdade, no curso de Música. “Futuramente quero ser maestro”.

Para a coordenadora do Pronatec na Ufal, Marilda Melo, Elbert tem uma história de sucesso. Ele começou tocando na igreja evangélico que frequenta, mas a partir do Pronatec conseguiu aprimorar sua técnica. “Elbert conheceu a teoria e aprimorou sua técnica. Ele toca viola e integra o grupo de cordas do Pronatec Ufal, que tocou o hino nacional na abertura do evento”, revelou.

Marilda comemora os bons resultados nos três anos do Pronatec Ufal. “O gratificante é saber o quanto podemos promover melhorias na vida dos jovens. Melhorar a escolaridade, ampliar a capacidade de eles se profissionalizarem, ou seja, estamos buscando abrir novos horizontes para esses jovens busquem novos caminhos pela formação profissional”, declarou.

Pronatec na Ufal

A Ufal, por meio da Escola Técnica de Artes, integra o Pronatec desde o inicio do programa, em 2011, e, ano passado, conseguiu formar 1.340 jovens. Foram 28 cursos de formação inicial e continuada, com 39 turmas distribuídas em nove cidades: Maceió, Marechal Deodoro, Coruripe, São Miguel dos Campos, Penedo, Rio Largo, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Arapiraca.

Para 2014, serão oferecidos mais quatro novos cursos técnicos, com cinco turmas e 150 vagas: Rádio e TV, com duas turmas, uma em Maceió e outra em Penedo; Design de Interiores; Design de Móveis e Computação Gráfica, todos na capital. Outros 17 cursos de qualificação, com 22 turmas distribuídas em Maceió, São Miguel dos Campos, Barra de Sâo Miguel, Rio Largo e Penedo.

De acordo com Marilda, em 2013, a Ufal ofertou o curso de Operador de Áudio, para uma turma do sistema prisional. Em 2014, serão dois cursos para os reeducandos, Operador de Áudio e DJ.

O programa

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Também busca expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância.