Uso de experimentos físicos em sala de aula é tema de pesquisa

Thaís Freitas de Resende propõe a aplicação das atividades com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental a fim de inovar o ensino nas aulas práticas de Física

- Atualizado em
A pesquisadora Thaís Freitas de Resende obteve título de mestra com dissertação sobre o uso de experimentos físicos em sala de aula

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Intitulada “Explorando o conceito de magnetismo com alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância da Ufal: reflexões sobre o uso de experimentos como estratégia didática no ensino de ciências da natureza nos anos iniciais da Educação Básica”, a pesquisa de Thaís Freitas de Resende propõe a aplicação das atividades de conhecimento físico para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, visto que essa é a época do primeiro contato dos pequenos com os conceitos de Ciências.

“O ensino de Ciências se apresenta como um dos primeiros passos da construção de conhecimento da criança e aproximação de um conjunto de ideias e formas de pensar próprio da ciência. Por isso, a formação de professores para atuar com esta faixa etária é considerada um desafio aos mesmos e esta é a base deste trabalho: aplicação e análise de estratégia didática destinada à promoção dessas atividades para as crianças”, destacou Thaís.

A pesquisa foi realizada com a turma do 7º período do 2º semestre de 2011 do curso superior de Pedagogia a distância, oferecido pelo Polo de Olho d'Água das Flores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) por meio da Oficina Magnetismo para Crianças dos Anos Iniciais do Ensino Básico que faz parte da disciplina “Saberes e Metodologias do Ensino de Ciências 1” e contou com a orientação do professor Elton Casado Fireman.

Segundo a pesquisadora, sugerir atividades que pudessem facilitar aos professores buscarem a inovação e dinamização nas aulas de Ciências e o aprimoramento de conhecimentos sobre o ensino de Física motivaram a realização do estudo. “A Física está presente na nossa vida desde quando nascemos, portanto, é necessário instruir os docentes e formar, também, futuros pedagogos para que possam orientar e mediar atividades, experimentais ou não, com conteúdos ricos e diversificados para seus alunos”, salientou.

A pesquisa de Thaís utilizou a metodologia pesquisa-ação com a intenção de analisar a execução das atividades experimentais como estratégia de ensino nas aulas de Ciências. As experiências envolveram conceitos básicos de magnetismo e foram desenvolvidas para as crianças em fase inicial de escolarização. “Utilizamos essa temática pelo fato de o mesmo apresentar fenômenos ligados ao convívio das crianças: brinquedos, utensílios de casa, acessórios de roupa, eletrônicos e outros”, completou.

E como forma de capacitar ainda mais os profissionais da área, a pesquisa oferece aos professores a oportunidade de possuir um Guia sobre as atividades com conteúdos de Física relacionados ao Magnetismo. “A ideia desse guia é detalhar a forma com a qual o professor deve realizar essas experiências com os alunos, além de possuir embasamento teórico sobre o tema e toda a explicação física necessária para a execução com êxito da experimentação sugerida”, explicou Thaís.

A pesquisadora disse ainda que apesar de alguns erros corriqueiros nos conceitos abordados, “a sequência didática desenvolvida no trabalho foi capaz de propiciar ao aluno a conceituação das propriedades magnéticas do ímã a partir da realização de atividades experimentais, devido à maioria dos estudantes, que demonstraram ter conseguido identificar as causas aos fenômenos apresentados”.

Vale reforçar ainda que, na última semana de agosto, o trabalho foi apresentado no auditório da Usina Ciência da Ufal e a pesquisadora obteve título de mestra em Ensino de Ciências e Matemática ao defendê-lo. “Ser aprovada no Mestrado e ganhar o título foi bastante importante para mim, principalmente pelo fato de o meu produto educacional ser um subsídio, hoje, nas aulas de formação de professores”, concluiu Thaís.

Confira a dissertação completa em anexo.