Ufal adquire primeira impressora 3D de Alagoas

Equipamento é resultado de investimentos da Finep no Laboratório de Computação Científica e Visualização

02/12/2013 16h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29
Joseival Corrêa, operador da impressora, e o professor Leonardo Viana

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Nos últimos anos, as impressoras 3D tornaram-se uma das principais aliadas de empresas e instituições de pesquisa em todo o mundo devido à produção de protótipos rápidos. Em Alagoas, a ferramenta ainda é uma novidade e chega ao Estado, pela primeira vez, por meio de pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A impressora uPrint SE Plus foi instalada no Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) na tarde desta segunda-feira, 2, por representante da Stratasys, fabricante do produto.

A impressão em 3D tem encantado designers de produtos de consumo, engenheiros de fabricação de automóveis, laboratórios dentários e demais setores e profissionais dedicados à projeção tecnológica de materiais. O equipamento adotado pela Ufal, a uPrint SE Plus, tem potencial de criação de peças em termoplástico ABS e de impressão em nove cores, características que possibilitam a produção de modelos e protótipos funcionais, realistas, estáveis e precisos.

A aquisição da impressora é fruto de investimentos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em pesquisa desenvolvida pela professora Aline Ramos, do Centro de Tecnologia da Ufal. O projeto é coordenado pela própria Aline, que contou com auxílio técnico de outro professor da Universidade, Leonardo Viana, para a escolha do equipamento.

Leonardo Viana destaca que a uPrint SE Plus estará à disposição de pesquisadores da Ufal com trabalhos de graduação e pós-graduação relacionados à prototipagem de materiais. Ele também avaliou os impactos do equipamento na Universidade. “A impressora 3D é uma plataforma de prototipagem rápida, para o pessoal de Engenharia, Arquitetura, Design, Química, Física e Computação. Com ela, é possível imprimir modelos que, normalmente, teríamos dificuldade de visualização”, salientou.

O docente também reforçou o estímulo da máquina aos projetos desenvolvidos em Alagoas. “O equipamento permite acesso a mais projetos. Nosso intuito é aumentar a produtividade e a competitividade das pesquisas de pós-graduação da Ufal, no cenário internacional”, ressaltou Viana.

Treinamento

Protótipos de esculturas, carros, cadeiras, motores, injetoras e maquetes são alguns dos produtos que podem sair de uma impressora 3D uPrint SE Plus. O equipamento pode subsidiar pesquisas importantes desenvolvidas na área de tecnologia e já desperta o interesse da comunidade acadêmica da Ufal.

Para que pesquisadores alagoanos utilizem de forma adequada a impressora, representante da Stratasys, fabricante do produto, irá ministrar treinamento sobre o manuseio do equipamento. A capacitação acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, no LCCV. Na ocasião, serão apresentados a forma de utilização da impressora e o modelo computacional de impressão em 3D.

Os interessados no treinamento devem solicitar participação por meio do correio eletrônico secretaria@lccv.ufal.br. A mensagem deve conter nome completo, curso e matrícula do estudante.