Engenharias do Campus do Sertão discutem desenvolvimento do semiárido alagoano

Programação elaborada pelas engenharias de Produção e Civil mobilizou segmentos acadêmico, técnico e poder público municipal

12/12/2013 18h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29
context/imageCaption

Mesa de abertura da Semana de Engenharia no Campus do Sertão

Diana Monteiro - jornalista

Palestras, mesa-redonda, oficina, minicursos e apresentação de trabalhos marcaram a 1ª Semana de Engenharia no Campus do Sertão (Semenge), que se encerra nesta sexta-feira, 13. A proposta é discutir o desenvolvimento da região sertaneja e a formação de recursos humanos capacitados para o mercado de trabalho, em consonância com as novas dinâmicas do conhecimento.

O evento, iniciado na quarta-feira (11), contou com a participação de cerca de 300 pessoas, representantes dos segmentos acadêmico, técnico e poder público do município de Delmiro Gouveia. A mesa de abertura foi composta pelo diretor-geral do Campus do Sertão, Agnaldo José dos Santos, pelo diretor-acadêmico, Ivamilson Silva Barbalho; e pelos coordenadores dos cursos de Engenharia Civil, Viviane Regina Costa, e Engenharia de Produção, Alexandre Nascimento de Lima.

A professora Viviane Regina Costa reforça que o evento também está proporcionando a oportunidade da comunicação entre pessoas e instituições com capacidade de influenciar no presente e moldar o futuro da região sertaneja alagoana, com impactos e resultados positivos esperados.

Na solenidade de abertura os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a experiência que a professora Sheyla Karolina Justino Marques, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Palmeira dos Índios, vem realizando na área de pesquisa em Novos Materiais e Métodos. Em sua palestra, ela falou sobre Pesquisa e inovação: esse é o caminho.

Sheyla Marques apresentou os desafios e as conquistas resultantes do trabalho premiado com tijolos feitos com resíduo de cinzas do bagaço da cana-de-açúcar. O secretário de Educação do Município de Água Branca, José Carlos Vieira, ministrou uma palestra Importância da educação na vida dos jovens.  

O presidente da comissão organizadora da 1ª Semenge, professor Antônio Pedro Oliveira Netto, destacou que o evento superou todas as expectativas. O vice-presidente da comissão, Thiago Alberto da Silva Pereira, enfatizou a importância do debate para a região local.