Educação a Distância inaugura Polo da Universidade Aberta do Brasil em Matriz de Camaragibe

O polo inaugurado possibilitará a ampliação do ensino superior na região norte de Alagoas


- Atualizado em
Inauguração festiva em Matriz de Camaragibe | nothing
Inauguração festiva em Matriz de Camaragibe

Ascom CIED 

A Universidade Federal de Alagoas e a prefeitura de Matriz de Camaragibe inauguraram, na segunda-feira, 23 de dezembro, mais um polo de apoio presencial para cursos ofertados pelo sistema a distância da Universidade Aberta do Brasil, com 400 vagas de cursos de licenciatura e uma especialização lato sensu, com alunos já aprovados.   

A Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Ufal  conta agora com onze polos de educação a distância da UAB plenamente aptos, o que possibilita a continuidade das ofertas e ampliação dos cursos e ações no Estado. 

O prefeito de Matriz de Camaragibe, Marcos Paulo Nascimento, destacou a oportunidade de formação em nível superior, no próprio município. "Iremos nos empenhar para poder ampliar esse polo e trazer mais cursos para nossa região. Agradeço a Ufal e a atenciosa equipe da Cied que nos ajudou neste processo”, destacou o prefeito. 

Os cursos a distância são uma forma de ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior. “Quem estudar aqui vai ter um diploma chancelado por esta importante universidade!", disse Luís Paulo Mercado, coordenador da Cied, coordernador da UAB e representante do reitor Eurico Lôbo na solenidade de inauguração. 

O coordenador da Cied apresentou os cursos que serão ofertados já em 2014 e os aprovados para 2015. Recordou que as articulações para a implantação do novo polo começaram na audiência com o reitor Eurico Lôbo no dia 15 de março deste ano. "Quando se tem determinação, apoio e empenho dos gestores municipais e federais, a materialização do ensino superior no interior torna-se realidade em pouco tempo", ressaltou Luis Paulo. 

O coordenador enfatizou a qualidade das instalações e o amplo espaço físico disponível para futuras ampliações e construção de laboratórios, a medida que novos cursos forem implantados na cidade. Enfatizou a importância dos prefeitos se articularem em busca de recursos das emendas parlamentares para investimentos nos polos de educação superior no Estado de Alagoas. 

Para Fernando Pimentel, vice-coordenador da Cied, coordenador adjunto da UAB e representando a DED/Capes, a interiorização do ensino superior através da educação a distância é de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado de Alagoas e destacou a qualidade dos polos e a avaliação com conceitos de qualidade dos cursos da Ufal. 

O novo polo, sob a coordenação de Silvano Silva, também ofertará cursos de extensão, já articulados entre a Cied e a secretária de Educação do município, Tereza Cristina Nascimento. As aulas terão início em fevereiro de 2014.