Cursos de especialização em Gestão têm aula inaugural

Pós-graduações lato sensu em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde são promovidas pelo PNAP

11/12/2013 18h42 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29
Luiz Paulo Mercado, coordenador da Cied, foi o conferencista

Mauricélia Ramos – jornalista colaboradora

Alunos da terceira turma dos cursos de especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão Municipal, modalidade a distância, lotaram o auditório do Espaço Cultural da Ufal, na Praça Sinimbu, no sábado (6), para a aula inaugural. As pós-graduações lato sensu fazem parte do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), financiados pela Capes e promovidos na Ufal pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e pela Cied.

A conferência de abertura foi proferida pelo coordenador da Cied, Luis Paulo Mercado, com o tema Perspectivas Inovadoras na Educação a Distância. Ele mostrou o percurso da educação a distância no Brasil e na Ufal, elementos constituintes da educação a distância, cenários da educação online e aprendizagem em ambientes virtuais, espaço virtual usado nos cursos e inovações trazidas pela modalidade para a educação presencial, além de enfatizar as competências necessárias ao aluno da educação online para ter sucesso nesta formação.

Mercado também destacou o importante papel da Feac à frente dos cursos que são ofertados para alunos dos polos de Maragogi, Olho d’ Água das Flores e Santana do Ipanema. “A Feac é muito importante na história da EAD na Ufal por levar cursos de pós-graduaçao a,distância do PNAP para o interior do Estado, atendendo a uma demanda muito grande de interessados no curso”, destacou.

O diretor da Feac, Luis Antônio Cabral, ressaltou que os presentes àquela aula inaugural são privilegiados no Estado, tendo em vista o número de inscritos no processo seletivo. “Vocês aqui são privilegiados e têm responsabilidade social em melhorar os índices de desenvolvimento de Alagoas”, disse.

Os participantes da aula ainda acompanharam as apresentações da professora Luciana Santa Rita, coordenadora da especialização em Gestão Pública. A palestrante explicou que “o objetivo do programa é formar e qualificar pessoal de nível superior, para exercer atividades gerenciais”. Destacou que são cursos de qualidade, com adesão da maior parte das Instituições de Ensino Superior do País. Ela também mostrou como é a dinâmica do curso, que se realiza em ambiente virtual e tem um encontro presencial por mês na Ufal.