Ciclo de debates discute a violência na história de Alagoas

Debate será realizado no dia 11 de dezembro no auditório da Biblioteca Central

02/12/2013 14h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29

Rosiane Martins- estudante de Jornalismo

O curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove o 2º Ciclo de Debates com o tema O Panorama de Alagoas em 2013: Geografia, Sociedade e Violência. O evento será realizado no dia 11 de dezembro, das 14h às 22h30, no auditório da Biblioteca Central.

A iniciativa é dos professores Domingos Corrêa Sávio e Marta da Silveira Luedemann, integrantes do Laboratório de Estudos Socioespaciais do Nordeste (Lene), no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema). O objetivo do debate é analisar o problema da violência na história do Estado de Alagoas e suas consequências para o desenvolvimento social e econômico.

“Nosso interesse é discutir o histórico e pensar soluções para esse problema tão grave que é a violência”, salientou a professora Marta Luedemann, organizadora do evento. Os interessados podem realizar as inscrições gratuitas com os alunos do Lene, nos dias 4 e 5 de dezembro, no bloco de Geografia, à tarde e à noite. Os participantes receberão certificados de 8 horas.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: ciclodedebatesalagoas@gmail.com. Confira a programação:

Abertura - 14h
Homenagem a Alberto Passos Guimarães;

Mesa-redonda 1 - 15h
A violência econômica em Alagoas: o conflito entre o patrimonialismo e a modernidade.
Palestrantes: Célia Nonata Silva, Fábio Guedes Gomes, Golbery Luiz Lessa e José Ferreira Azevedo;

Mesa-redonda 2 - 19h
A violência política e institucional em Alagoas: as instâncias entre o público e o privado.
Palestrantes: Dirceu Lindoso, Emerson O. Nascimento, e Luiz Sávio de Almeida (Cesmac)