Universidade Estadual da Paraíba quer parceria da Ufal para realizar bienal do livro

Proposta foi discutida durante a 6ª Feira do Livro Universitário em Campina Grande

14/11/2013 11h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29
Stela Lameiras participou de encontro na Paraíba

Lenilda Luna - jornalista

Ainda exaustas, depois de dez dias de Bienal, organizando a participação de autores de todo o país e do exterior, que vieram a Maceió realizar palestras e autografar livros, além de organizar e atender 146 expositores e receber 260 mil visitantes, a diretora da Edufal, Stela Lameiras, e a produtora cultural, Carol Almeida, viajaram para Campina Grande com uma missão. Elas foram convidadas para do 5º Encontro de Autores e Editores Científicos, promovido pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba.

O encontro foi realizado dentro da programação da 6ª Feira do Livro Universitário e reuniu editores e autores para debater o direito autoral e a experiência das políticas editoriais nas editoras universitárias do Nordeste. A diretora da Edufal, Stela Lameiras, foi convidada para participar da mesa de debates, ao lado do diretor da Eduepb, Cidoval Morais; de Maria Cristina Comunian Ferraz, da Universidade Federal de São Carlos; de Hélder Pinheiro, da Universidade Federal de Campina Grande; entre outros palestrantes.

Stela Lameiras fez um relato da organização da 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que foi realizada no Centro de Exposições de Maceió, no período de 25 de outubro a 3 de novembro deste ano. "Destaquei a nossa preocupação em valorizar o que temos como riqueza cultural, que não se limita ao conhecimento acadêmico. Colocamos também a nossa preocupação em ampliar a política editorial da Edufal", relatou Stela Lameiras

Para ela, os depoimentos em relação a Bienal do Livro de Alagoas foram muito positivos. "Durante a abertura do encontro em Campina Grande, o diretor da Editora da Universidade Federal da Paraíba, Helder Pinheiro,elogiou em publico a programação da 6ª Bienal porque tinha um marco conceitual, uma programação diversificada, destaque para os autores alagoanos, em especial para os autores populares, como o cordelista Jorge Calheiros que se sentiu prestigiado como expositor", relatou Stela Lameiras.

Ainda durante o encontro, o diretor da Editora da Universidade Estadual da Paraíba, Cidoval Morais, manifestou o desejo de ampliar a programação da Feira do Livro Universitário, que é realizada em Campina Grande. "Já no encontro Abeu (da Associação Brasileira de Editoras Universitárias), em abril deste ano, em Curitiba, Cidoval havia falado do interesse em manter uma parceria com a Edufal. Neste encontro em Campina Grande ele reforçou o convite", disse a diretora da Edufal.

Segundo a produtora cultural, Carol Almeida, o apoio que eles querem é logístico. "A equipe da Eduepb quer trabalhar ao lado da equipe da Edufal, para já em 2014 ampliar a programação da Feira do Livro, que hoje é basicamente voltada para a comercialização. A proposta é incluir atividades culturais, oficinas, apresentações artísticas, como fazemos em Alagoas, até que a Universidade Estadual da Paraíba tenha condições de organizar sua própria Bienal do Livro", concluiu Carol.

Veja reportagem sobre o evento em Campina Grande: