Semana da Filosofia Francesa discute autores contemporâneos

O evento vai reunir pesquisadores de várias instituições e abrir espaço para o debate da subjetividade

- Atualizado em

Manuella Soares - jornalista

O curso de Filosofia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte da Universidade Federal de Alagoas promove entre os dia 2 e 4 de dezembro a 3ª Semana de Filosofia Francesa Contemporânea da Ufal. O evento nacional reúne pesquisadores de várias regiões para apresentar e discutir temas contemporâneos no auditório da Reitoria.

De acordo com a organização do evento, os participantes vão contribuir com debates a partir do pensamento de autores como Gilles Deleuze, Henri Bergson, Michel Foucault, Jean Paul Sartre, Paul Ricoeur, Maurice Merleau-Ponty, Jacques Lacan, Jacques Derrida, entre outros filósofos franceses. Este ano, algumas novidades foram inseridas na programação, entre elas, o 1º Encontro do Grupo de Pesquisa Subjetividade no Pensamento Contemporâneo, que será realizado na tarde do primeiro dia do evento. A iniciativa é de professores dos cursos de Filosofia e Psicologia da Ufal e de outras instituições como Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

O Encontro conta ainda com duas mesas redondas formadas por integrantes do grupo e professores convidados, onde o tema da subjetividade será tratado por meio de uma diversidade de perspectivas: fenomenológica, psicanalítica, analítica etc.
A participação na 3ª Semana de Filosofia Francesa Contemporânea da Ufal é gratuita e haverá emissão de certificado para quem comparecerem aos três dias de evento. Para conferir a programação completa e obter mais informações, basta acessar o bloghttp://semanaufal.blogspot.com.br/ .