Pesquisadora de Moscou participa de debates em Maceió

Diretora do Museu Darwin de Moscou, Anna Klukina, e o historiador e escritor alagoano Dirceu Lindoso vão abordar o Binômio Natureza e Cultura

07/11/2013 13h29 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Pedro Barros – estudante de Jornalismo

Começa esta semana o 1º Ciclo de Debates sobre o Binômio Natureza e Cultura, com o tema "Uma cultura anfíbia na transversalidade de saberes: Alagoas e Rússia". O evento contará com a participação da diretora do Museu Darwin de Moscou, Anna Klukina, e o historiador e escritor alagoano Dirceu Lindoso. Serão abertas ao público duas mesas-redondas nos dias 12 e 13, no auditório do antigo Centro de Ciências da Saúde (Csau) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

No dia 12, terça-feira, o tema de mesa-redonda será O Colecionismo e as Coleções Científicas na visão do Museu Darwin (Moscou) e do Museu de História Natural da Ufal. No dia 13, quarta-feira, a mesa Canais e Lagoas e o conceito de cultura anfíbia vai explorar a relação entre natureza e cultura alagoanas, sob a ótica do pesquisador Octávio Brandão (1896-1980). Para estas duas oficinas, os participantes irão receber certificados de 8h.

Os debates, que buscam estabelecer um diálogo entre as ciências naturais, sociais e da informação, são organizados por uma comissão multidisciplinar. Participarão do evento, representantes do Museu de História Natural, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat), do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e das pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep).

O evento, por sua vez, nasce da busca de diálogos transversais e transdisciplinares a partir da relação entre sociedade e estado. Dentre outros assuntos, a linha de pesquisa a ser abordada pelo 1º Ciclo de Debates sobre o Binômio Natureza e Cultura é o registro da cultura, representações e historiografia, bem como documento, imagem, narrativa e memória. Para mais informações, além da programação em anexo, confira a fanpage do evento.