HU promove Campanha Nacional do Câncer da Pele

O Hospital Universitário abre suas portas no sábado, dia 30, para a Campanha Nacional do Câncer da Pele

- Atualizado em
Campanha no Hospital Universitário | nothing
Campanha no Hospital Universitário

Ascom HUPAA

O evento é realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com o objetivo de garantir o acesso da população ao exame da pele para diagnósticos de lesões malignas, oferecendo tratamento imediato e, nos casos mais graves, a cirurgia. Em Alagoas, a campanha fica concentrada no HUPAA, que garante aos profissionais a estrutura dos ambulatórios e a participação de funcionários da área administrativa.  Dermatologistas e residentes médicos do HUPAA participam como voluntários da iniciativa.

O atendimento à população acontecerá por ordem de chegada no período das 9 às 15 horas. Segundo explica a médica Mônica Torres, coordenadora da campanha no Estado, os dermatologistas farão o exame da pele na população, especialmente nas áreas expostas ao sol e em outras regiões do corpo, como costas e couro cabeludo para identificar manchas (pintas) suspeitas da doença. Em casos de diagnóstico positivo os pacientes serão submetidos ao tratamento imediato, através da crioterapia, ou encaminhados para marcação de cirurgia para retirar a lesão.

A campanha é aberta para toda população, mas o público-alvo são as pessoas consideradas de risco para a doença, ou seja, àquelas com pele, cabelos e olhos claros ou que tenham casos da doença na família. O idoso também é foco da campanha, já que o câncer do tipo mais agressivo, o melanoma, atinge mais facilmente pessoas com idade superior a 65 anos. Quem tiver com pintas no corpo que cresceram rapidamente, mudaram de aspecto e de cor ou apresente coceira, deve ser examinado pelos dermatologistas.

Prevenção

Por desconhecimento ou descaso os brasileiros continuam a adotar comportamentos que os transformam em potenciais vítimas do câncer da pele, que é uma doença prevenível, de causas definidas, mas que continua com alta prevalência no país, inclusive com significativo número de óbitos. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente para este ano estão previstos 134 mil novos casos de câncer da pele, felizmente, dos tipos carcinomas basocelulares e espinocelulares, que são os menos agressivos e podem ser curados se diagnosticados precocemente.

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento desses tumores na pele e a maioria dos casos está associada à exposição inadequada ao sol, cujos efeitos vão se acumulando ao longo da vida. O câncer da pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, uma situação que pode ser evitada se forem adotados alguns cuidados para proteger a pele dos raios nocivos do sol, como adotar diariamente o uso do protetor solar; evitar se expor nos horários de maior incidência das radiações ultravioletas, que nessa época acontece entre 10 e 16 horas e quando a exposição for necessária, adotar chapéus, bonés, óculos escuros, roupas de mangas compridas ou tecidos “inteligentes” que ajudam na proteção. Em regiões onde o sol está presente praticamente o ano inteiro, como o litoral de Alagoas, esses cuidados são determinantes para uma pele saudável.