HU comemora 40 anos de prestação de serviços à sociedade

Jornada Científica relembra história do hospital escola e faz homenagem a colaboradores

07/11/2013 11h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Mesa de abertura das comemorações dos 40 anos do HU

Manuella Soares - jornalista

A Jornada Científica em comemoração aos 40 anos do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes começou numa noite de homenagens, no Hotel Maceió Atlantic. Médicos, colaboradores, servidores do hospital e autoridades prestigiaram o evento que contou com a participação do Coro da Universidade Federal de Alagoas (Corufal), executando o hino de Alagoas.

Para compor a mesa de abertura, foram convidados o reitor da Ufal, Eurico Lôbo; a reitora honorária, Ana Dayse Dórea; a reitora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Rosângela Fernandes, o diretor do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), Fernando Pedrosa; além do prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e do chefe de gabinete do Governo, Antônio de Pádua, representando o governador Teotônio Vilela.

O diretor do Hospital Universitário e anfitrião da noite, Paulo Teixeira, resgatou a história do HU para agradecer o empenho de todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória. “O HU presta um serviço imensurável. É referência em alta complexidade e oferece o que há de melhor em Medicina, em especial, para a população usuária do Sistema Único de Saúde”, disse.

O prefeito Rui Palmeira parabenizou a equipe do HU pelo trabalho e destacou a parceria firmada com o município e o governo estadual para abrir novos leitos e oferecer melhores serviços. “São 40 anos, certamente, de muita luta, porque conheço as dificuldades na saúde pública. Mas tenho muito orgulho de poder colaborar com as melhorias deste hospital que presta um serviço relevante a Alagoas, sobretudo a Maceió”, ressaltou o prefeito.

Relembrando o período em que estudou na Ufal e trabalhou no Hospital Universitário, o chefe de gabinete do governo, Antônio de Pádua, contou histórias da época e referenciou o aprendizado que obteve do médico que leva o nome do Hospital. “Era lindo de ver a paixão pela Medicina que tinha o professor Alberto Antunes. A gente só se dá conta da importância desse hospital quando está do lado de fora. Desejo vida longa ao HU! Que ele continue atendendo às demandas da nossa sociedade”, proferiu.

No ano em que comemora 40 anos de existência, o HU está passando por um processo de adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), fato ressaltado pelo reitor Eurico Lôbo, em seu discurso na abertura da Jornada. “A adesão à Ebserh será o melhor para o HU, queremos ver esse hospital mais forte; nós temos a perspectiva de crescimento de mais de 50% no número de funcionários do hospital, hoje, em todas as áreas”, afirmou o reitor, encerrando com agradecimentos e congratulações aos presentes.

Palestra e homenagens

Com o tema HUPAA 40 anos – inovando sempre a Jornada Científica pretende incentivar novas pesquisas e estimular o debate sobre o trabalho realizado ao longo de quatro décadas. Na noite da quarta-feira (6), a palestra motivacional foi ministrada pelo professor e consultor do Senai, Sério Accioly, intitulada A inovação nas organizações do século 21.

“Inovar, sempre! A gente não trabalha inovação para o agora, temos que pensar a curto, médio e longo prazo. O profissional tem que pensar no diferente. É um desafio que pode ser feito quando todos estiverem abraçados, concentrados na importância que é inovar, mudar os paradigmas”, sugeriu o palestrante.

Depois de uma palestra animada e interativa com os participantes, o diretor do HU prestou homenagens aos representantes das categorias Médica, Enfermeira, Administrativa, Docente, Reitoral e Autoridade Civil. Entre os homenageados, estão o reitor Eurico Lôbo e a reitora honorária Ana Dayse Dórea, que receberam a menção honrosa pela contribuição com o crescimento do Hospital Universitário.

Confira aqui a programação da Jornada que conta também com o relançamento da revista científica do HU em edição eletrônica.