Feira de frutas estimula alimentação saudável na Ufal

Parceria entre pesquisadores e feirantes alagoanos resulta em feira educativa

26/11/2013 12h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Dieta alimentar equilibrada e rica em nutrientes é o principal aliado dos indivíduos que buscam peso ideal e mais qualidade de vida. Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a mudança alimentar é estimulada de forma consciente e integrada. Na segunda-feira, 16 de dezembro, o projeto de extensão Feijão com Arroz (FCA), da Faculdade de Nutrição (Fanut), realiza a 2ª Nutrifeira Desfrutar – Saber e Saúde, das 8h às 12h, no Campus A.C. Simões, em Maceió.

O projeto é integrado ao Laboratório de Nutrição em Cardiologia (Nutricardio), coordenado pela professora Sandra Vasconcelos e composto por alunos da graduação e da pós-graduação em Nutrição. Em parceria com feirantes do Tabuleiro dos Martins, o grupo tem como intuito montar feira em frente à Tenda Cultural e incentivar a comunidade universitária ao consumo de frutas e à alimentação saudável.

Segundo a organização da feira, todos os alimentos expostos estarão devidamente higienizados e adequados ao consumo imediato. As frutas também estarão acompanhadas de informe técnico sobre seu valor nutritivo e sua importância nutricional.

De acordo com Sandra Vasconcelos, a ação é uma estratégia para tornar fácil o acesso a alimentos ricos em nutrientes. “Atualmente, há pouca disponibilidade de alimentos nutritivos e de baixa densidade calórica na universidade. A missão do Nutricardio é modificar esse cenário e desenvolver ações de ensino, pesquisa, extensão e assistência, para promoção da alimentação saudável e prevenção de doenças cardiovasculares”, destacou.

No espaço, também será montada estrutura de apoio para avaliação especializada da dieta atual dos transeuntes do Campus. As análises serão feitas por meio de entrevista e aferição de medidas de peso, altura e circunferência da cintura. O objetivo é avaliar o estado nutricional dos visitantes, suas dietas e padrões alimentares.