Encontro de iniciação científica vai avaliar cerca de 800 trabalhos

Bolsistas farão apresentações orais para avaliadores externos; seminário do Pibit também está na programação

28/11/2013 13h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29
Pedro Valentin, coordenador de Pesquisa

Manuella Soares – jornalista, com colaboração de Rosiane Martins – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), promove de 3 a 5 de dezembro, o 23º Encontro de Iniciação Científica. O evento tem por objetivo avaliar o nível dos trabalhos, que este ano chega a quase 800, e o andamento dos programas que são realizados nos três campi da instituição.

Os 787 trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) serão julgados por 21 avaliadores externos. Os estudantes que participam dos programas farão apresentações dos trabalhos, obrigatoriamente orais, seguindo a programação nas unidades acadêmicas da Ufal.

“Os avaliadores fazem uma espécie de "auditoria" em nossos programas Pibic e Pibiti para conferir seus andamentos, o nível dos trabalhos, a execução das atividades propostas no plano do estudante, etc. Após o julgamento, os avaliadores elaboram relatório para a Propep e também enviam para o CNPq”, explicou o coordenador dos programas na Propep, Pedro Valentim.

Atualmente, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Ufal oferece 575 bolsas, sendo 275 do CNPq, 200 com recursos da Propep e cem pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Além dos bolsistas, o Pibic conta com outros 350 alunos que participam dos projetos como colaboradores.

De acordo com Pedro Valentim, em 2013 a demanda por bolsas cresceu em torno de 5% em relação a 2012. Com este interesse ascendente, a expectativa para 2014 é que mais estudantes sejam contemplados com o financiamento. “Há uma previsão de aumento de 25% no número de cotas da Propep e, 10% no da Fapeal. Só não temos previsão de mais bolsas oferecidas pelo CNPq”, antecipou.

Seminário do Pibit

Dentro da programação do 23º Encontro de Inicição Científica, a Propep realiza, de 3 e 5 de dezembro, o 6º Seminário de Avaliação do Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit). Os 64 trabalhos dos bolsistas do CNPq serão julgados por dois avaliadores externos.

As duas palestras de abertura serão descentralizadas e simultâneas, no dia 3, a partir das 9h. Uma delas será no Auditório do Campus Arapiraca e vai debater o tema Pesquisa Científica e Desenvolvimento do País: Da iniciação ao Pós-Doutoramento, ministrada pelo professor Álvaro Carlos Gonçalves Neto, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A outra palestra está marcada para o auditório Nabuco Lopes, na Reitoria, Campus A.C. Simões. Esta vai abordar a Importância do Patrimônio Genético para Pesquisa e o Desenvolvimento, do Ministério do Meio Ambiente. As duas palestras serão abertas ao público e não é necessário realizar inscrições.