Vencedores do Prêmio Jabuti 2013 serão homenageados na Bienal do Livro de Alagoas

Escritores alagoanos José Marques de Melo e Audálio Dantas foram proclamados vencedores do Prêmio Jabuti 2013


- Atualizado em
Audálio Dantas em foto de José Patricio, Agência Estado | nothing
Audálio Dantas em foto de José Patricio, Agência Estado

RedaçãoAscom 

A Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que será realizada de 25 de outubro a 3 de novembro, no Centro de Convenções de Maceió, será uma oportunidade de conhecer de perto grandes nomes da literatura brasileira. Os recém agraciados com a maior condecoração literária do país, por exemplo, vão estar presentes compartilhando experiências com o público. Neste ano em que o Prêmio Jabuti completa 55 anos, os jornalistas alagoanos agraciados foram:  José Marques de  Melo e Audálio Dantas. 

O resultado do Prêmio Jabuti foi anunciado na quinta-feira passada, 17, em sessão aberta na sede da Câmara Brasileira do Livro. As três obras, das 27 categorias, que receberam a maior pontuação dos jurados foram consideradas vencedoras, em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugares. A entrega do prêmio acontece no dia 13 de novembro, ocasião em que serão anunciados os Livros do Ano de Ficção e Não Ficção. 

 O Jabuti de Comunicação foi conferido ao livro História do Jornalismo, publicado pela Editora Paulus, em 2012, de autoria do professor José Marques de Melo, docente fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. A obra vencedora disputou o prêmio com várias outras, editadas  em  todo o território nacional. Por sua vez, Audálio Dantas conquistou o primeiro lugar na categoria Reportagem, com o livro As Duas Guerras de Vlado Herzog: da Perseguição Nazista na Europa à Morte sob Tortura no Brasil, publicado pela Editora Civilização Brasileira. 

Sobre o Prêmio Jabuti 

Mas por que um jabuti para nomear um prêmio do livro? A resposta tem explicação no ambiente cultural e político da época, influenciado, sobretudo, pelo modernismo e nacionalismo, pela valorização da cultura popular brasileira, nas raízes indígenas e africanas, nas suas figuras míticas, símbolos seculares carregados de sabedoria e experiência de vida e legados de uma geração à outra. Sílvio Romero, Mário de Andrade, Monteiro Lobato e Luís da Câmara Cascudo, entre o final do século XIX e o início do século XX, foram pioneiros na pesquisa, no estudo e na divulgação dessa rica cultura popular. 

E foi Monteiro Lobato, provavelmente, o mais prolífico na recriação literária das histórias desses personagens do folclore nacional. Um desses personagens da literatura infantil de Lobato é, como se sabe, o jabuti.  Familiar no imaginário das culturas indígenas tupi, ganhou vida e personalidade nas fabulações do autor das “Reinações de Narizinho”, como uma tartaruga vagarosa, mas obstinada e esperta, cheia de tenacidade para vencer obstáculos, para enganar concorrentes mais bem dotados e chegar na frente ao fim da jornada. 

Bienal alagoana 

Alagoanos radicados em São Paulo há muitos anos, os dois escritores premiados mantiveram sempre os laços culturais com a terra de origem. Por isso mesmo, foram proclamados patronos da Bienal Internacional do Livro de Alagoas nas edições de 2011 (Audálio Dantas) e 2009 (José Marques de Melo). Dantas e Marques de Melo estarão em Maceió, na próxima semana, como convidados da Bienal 2013, promovida pela Editora da Universidade Federal de Alagoas. Nessa ocasião, eles estarão autografando os livros laureados com o Jabuti 2013, bem como outros títulos lançados recentemente. 

Homenagens 

No caso particular do professor Marques de Melo, está  anunciada para o dia 27 de outubro, às 10  horas da manhã, na Sala Caetés do Pavilhão da Bienal, uma mesa-redonda denominada “JMM 70”, contando com a participação dos escritores Luitgarde Barros e Douglas Apprato. Marques de Melo também vai participar do lançamento da obra de referência Pens@com.alagoas – Dicionário Histórico Bio-Bibliográfico do Pensamento Comunicacional Alagoano, publicado pela Edufal. 

Além de lançar livros da sua autoria ou participação, José Marques de Melo vai acompanhar  o lançamento de vários livros por ele prefaciados: "Saudações Caetés", de Virgilio Vanderlei Agra, "Transgressão Sertaneja de Graciliano Ramos", de Sonia Jaconi e "Arthur Ramos na imprensa alagoana", de Luitgarde Barros.