Telemedicina e Telessaúde compõem temas de seminário alagoano

O evento conta com o apoio da Ufal e está com inscrições abertas


- Atualizado em

Diana Monteiro - jornalista 

Estão abertas as inscrições para o 4º Seminário Alagoano de Telemedicina que tem como central “Desafios da gestão informacional e tecnológica em saúde no Brasil”, a se realizar nos dias 24 e 25 deste mês, no auditório do antigo CSau, no Campus A. C. Simões. Também integram a programação o 2º Encontro Estadual de Telessaúde e o 1º Encontro Estadual do Programa de Valorização do Profissional de Assistência Básica ( Provab). 

O Seminário Alagoano de Telemedicina conta com o apoio da Universidade Federal de Alagoas, por meio do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes e o curso de Biblioteconomia.  É uma realização da Secretaria do Estado da Saúde, Núcleo de Telessaúde (Nutt) e Núcleo de Telessaúde de Alagoas (Nuteal). Estão apoiando também o seminário a Diretoria de Atenção Básica (DAB) e Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal).  

O evento objetiva fomentar o debate e a produção de conhecimentos científicos e práticas no contexto do acesso e uso de informação para saúde no Brasil, e, em especial, Alagoas. Conta com apoio do curso de Biblioteconomia da Ufal. “Com a discussão sobre os desafios da gestão informacional e tecnológica em saúde no Brasil, espera-se, promover reflexões acerca do uso da informação e informática para o bem comum, social e para melhoria das atividades preconizadas pelas Redes de Atenção à Saúde”, frisa Rosaline Mota, presidente da comissão organizadora do evento. 

O seminário tem abertura oficial às 8h30 do dia 24 e logo em seguida a professora Virgínia Bentes Pinto, da Universidade Federal do Ceará fará a palestra sobre “Acesso e uso da informação para saúde no Brasil. Vários temas integrarão o debate na manhã do primeiro dia do evento. São eles: “O Portal Saúde baseada em evidências no contexto da telessaúde”; “A experiência em telessaúde do HCOR”; “Biblioencanta: relato das experiências de biblioterapia em Alagoas”.  No dia 24, o evento transcorrerá até às 17 horas.  

No dia 25, painel do seminário tem como tema “Construindo a Telessaúde em Alagoas: como avançar”? Serão enfocadas as seguintes temáticas: “O Núcleo de Telessaúde da 1ª Macrorregião Maceió”; “O Núcleo de Telessaúde da 2ª Macrorregião Arapiraca”; “Panorama do Provab em Alagoas”; “Cases de sucesso: o que temos para aprender com as experiências Nutes/PE”. Os participantes do evento terão direito a certificado. Inscrições aqui.