Seminário de Serviço Social reúne 2 mil pessoas na Bienal

Mesa de abertura | nothing
Mesa de abertura

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

A 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas engloba grandes eventos em sua programação. Além de convidados especiais, atividades plurais movimentam a agenda cultural do Estado e promovem debates relevantes para profissionais e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento. No quarto dia do evento, o Seminário de Serviço Social levanta discussões sobre dinâmicas de grupo, instrumentalidade, teoria e prática do assistente social.

Na manhã desta segunda-feira, 28, público de mais de 2 mil pessoas lotou o Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió. As atividades, promovidas pelo Conselho Regional de Serviço Social do Estado de Alagoas (Cress/AL) e pela Editora Cortez, contam com a presença de Felipe Moreira, Carlos Montaño e Yolanda Guerra.

De acordo com a presidente do Cress/AL, Valéria Omena, a Bienal de Alagoas é a única que abre espaço para realização de evento de grande proporção para o Serviço Social. “A Bienal alagoana nos permite trazer teóricos da academia para discussões imprescindíveis para estudantes e assistentes sociais. Ela é o único evento desse segmento que possibilita a realização de um seminário como o nosso. A parceria é incrível e mútua, porque os profissionais do Serviço Social também fazem muitas aquisições de livros”, destacou.

O primeiro a se apresentar foi Felipe Moreira, com a palestra O trabalho com grupos em Serviço Social e as dinâmicas de grupo. Assistente social da prefeitura do Rio de Janeiro e membro da diretoria do Cress/RJ, Moreira ressaltou o papel da dinâmica de grupo como estratégia para a reflexão crítica.

“Defendo a ideia de que o assistente social dever usar técnicas de grupo que permitam uma reflexão crítica, de modo que facilite a apresentação dos integrantes, exteriorize sentimentos, trabalhe questões comportamentais e possibilite um espaço lúdico reflexivo”, ressaltou Felipe Moreira.

A programação do seminário prossegue com palestras de Carlos Montaño sobre Teoria e prática do Serviço Social e de Yolanda Guerra sobre Trabalho e Instrumentalidade do Serviço Social.

Aluna da Universidade Federal de Alagoas, Lígia Ferreira falou da importância do evento para sua formação profissional: “O seminário enriquece nosso arcabouço teórico. Aqui, o aprendizado vai além da academia”, reforçou.

Até 3 de novembro, a 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas continua sua programação com muitas atrações para a população alagoana. No espaço, outros eventos importantes estão previstos, como o 5º Encontro Nacional de História, Seminário de Geografia, Seminário de Educação Física e muitos outros.