Praça do Conhecimento é destaque no mezanino do evento

Espaço educativo faz parte da programação infantil

- Atualizado em
 | nothing

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Atividades lúdicas e educativas destinadas ao público infantil dão vida ao mezanino do Centro Cultural e de Exposições de Maceió, no Jaraguá, durante a 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. De 25 de outubro a 3 de novembro, a Praça do Conhecimento oferece muitas atrações para crianças e adolescentes.

O espaço, promovido pela Prefeitura de Maceió, reúne museu fotográfico, coreto do saber, tapete lúdico e oficina de artes. Estrutura colorida e de grande porte chama a atenção de quem chega à parte superior do evento. Na Praça, a exposição “Negros, canais e lagoas: imagens da Grande Maceió” permite que crianças e adultos tenham acesso a fotografias de Celso Brandão, Christiano Barros, Laís Cunha, Lula Castelo Branco e Siloé Amorim.

No coreto do saber, contação de história e atividades artísticas deixam as crianças entusiasmadas. Alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também são agraciados com declamações de cordéis e outras atrações do espaço.

O local também permite que estudantes de Biblioteconomia, História, Pedagogia, Letras e Teatro da Universidade Federal de Alagoas coloquem em prática projeto de extensão de estímulo à leitura. De acordo com Cícera Marli Rodrigues, aluna da Ufal, a ação é inovadora. “Nós promovemos contação de histórias e verificamos que, após ouvirem os contos, as crianças passam a ter mais interesse pelos livros. Nosso intuito é estimular a leitura e o acesso às bibliotecas”, explicou.

Outra atração da Praça do Conhecimento é o tapete lúdico, espaço destinado a esclarecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. “Por meio de jogos, com tabuleiro e dados, as crianças aprendem sobre direitos e deveres”, esclareceu Ticyane Bentes, diretora do Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente.

A 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas prossegue até o dia 3 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, no Jaraguá. Neste ano, a expectativa é de que circulem cerca de 200 mil pessoas pelo evento, que homenageia o entrelaçamento entre Brasil e Portugal. Acompanhe mais novidades em www.edufal.com.br/bienal2013.