Participe do minicurso Mercados Culturais e Economia Criativa

Minicurso acontecerá nesta terça-feira, às 14h, na Sala Caetés

- Atualizado em

Natália Oliveira – estudante de Jornalismo

Professores da Universidade Federal de Alagoas estão marcando presença na programação da 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Na tarde desta terça-feira, 29, a partir das 14h, o sociólogo e professor do Instituo de Ciências Sociais, Elder Maia, ministrará o minicurso Mercados Culturais e Economia Criativa na sala Caetés do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Na ocasião, o professor também distribuirá o dossiê Cultura e desenvolvimento: o advento da economia criativa.

O minicurso abordará a dinâmica dos mercados culturais, como consumo de livro, práticas de leitura e expansão do número de leitores no Brasil. Além desses aspectos, serão abordadas também questões jurídicas e políticas que envolvem o mercado editorial, como a recente polêmica a respeito da publicação de biografias não autorizadas no Brasil.

O sociólogo também apresentará dados relacionados ao tema do minicurso, como o aumento gradativo do consumo de e-books (livros digitais) em um panorama mundial e o quadro da sociedade alagoana diante da prática de leitura. Esses e outros aspectos serão tema de debate entre os inscritos no minicurso.

Dossiê Cultura e desenvolvimento: o advento da economia criativa

O dossiê Cultura e desenvolvimento: o advento da economia criativa, organizado por Elder Maia, reúne nove artigos de diferentes pesquisadores do Brasil, que abordam o surgimento teórico e empírico da economia criativa, trazendo dados sobre o tema, sob a perspectiva da moda, televisão, do artesanato e do segmento editorial, por exemplo.

O dossiê foi publicado na Revista Latitude, do Programa de Pós-Graduação (PPGS) em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas, financiada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Já lançado em alguns locais do país, o segundo fascículo do sexto volume da Revista Latitude será distribuído para os participantes do minicurso e lançado em Alagoas amanhã, 30, no estande da Edufal, durante a Bienal Internacional do Livro.