Palestras relacionadas à Saúde marcam abertura da Semana de Ciência e Tecnologia

O evento, promovido pelo Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal, conta com programação dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Governo Federal

- Atualizado em
Professores e estudantes acompanharam a abertura da Semana de Ciência e Tecnologia | nothing

Lenilda Luna - jornalista

Com uma breve saudação da professora Ísis Martins Figueiredo, uma das organizadoras do evento, a Semana de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal, foi aberta nesta segunda-feira, 21, pela manhã, no auditório do Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (Severinão). "Nosso objetivo, esta semana, é integrar os estudantes de graduação e pós-graduação, proporcionando uma troca de conhecimentos", disse a professora Ísis Martins.

A primeira palestra foi proferida pela professora Ana Maria Queijeiro López, sobre "Como sinais derivados de comensais intestinais aumentam a resposta hospedeira contra patógenos?". A professora falou dos avanços bioquímicos para o tratamento de várias doenças. A palestra seguinte foi proferida pelo professor Ricardo Porto, com o tema "Química na Indústria Farmacêutica". Finalizando a abertura, a professora Ana Catarina falou sobre a "Bioenergética mitocondrial como parâmetro de avaliação de toxicidade de drogas e produtos naturais bioativos".

A programação da Semana conta com oficinas, com temas como: Reação de Gewald, Reações de SN2 na Química Orgânica, Antioxidantes, Meio Ambiente e Experimentos de Baixo Custo. As palestras também abordam vários aspectos da aplicação das análises científicas, como “Bioquímica das Toxinas Animais” e "Química Analítica Forense".

Também está programado um debate sobre "A formação e o mercado de trabalho do químico na atualidade" que será mediada pelo professor Mário Meneguetti e contará com a participação de Fátima Luppi do Conselho Regional de Química de Alagoas (CRQ-AL), Jorge Lucena (Qualitex) e pelo professor Antônio Euzébio Goulart.

Para outras informações entre em contato com a secretaria do IQB por meio do telefone (82) 3214-1384.