Livro sobre redução de mulheres nas ciências exatas é lançado na 6ª Bienal

O livro é de autoria da professora Nádia Regina Loureiro e será lançada pela Viva Livraria e Editora e Núcleo Temático Mulher e Cidadania, no sábado, 26

- Atualizado em
Professora e escritora Nádia Regina de Barros Lima | nothing
Professora e escritora Nádia Regina de Barros Lima

Diana Monteiro – jornalista

“Quando as meninas não contam: gênero e ensino na Matemática”, de autoria da professora Nádia Regina Loureiro de Barros Lima, será lançado no sábado, 26, durante a realização da 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções, que tem abertura nesta sexta-feira, 25 e se estende até  o dia 3 de novembro . O lançamento, às 19 horas, será no estande da Viva Livraria e Editora é aberto à comunidade.

Ao falar sobre a obra, a coordenadora do Núcleo Temático Mulher e Cidadania da Universidade Federal de Alagoas,  Elvira Barreto, do qual Nádia Loureiro foi membro fundadora, destaca  que a redução de mulheres nas ciências exatas, fez  a autora sustentar um desejo de respostas na trajetória de  sua pesquisa ao ponto de desencadear uma séria e sofisticada investigação que se materializa no livro a ser lançado.

“A autora Nádia Regina chama a atenção sobre a sub-representação feminina nas ciências exatas e para a permanência de guetos profissionais na sociedade contemporânea moderna, que em tese, oferece aos homens e mulheres abertura de acesso às diferentes áreas intelectuais e profissionais”, frisou Elvira.

A pedagoga Maria Eulina Pessoa de Carvalho, da Universidade Federal da Paraíba, enfatiza que  o livro  da autora alagoana apresenta uma pesquisa e abordagens pioneiras no Brasil e pergunta como o gênero na ciência entra/funciona na escola pela via do ensino/aprendizagem de uma disciplina fundamental no campo das ciências exatas, a matemática.

Reforçando o pioneirismo da obra “Quando as meninas não contam: gênero e ensino de Matemática”, Maria Eulina acrescentou que os estudos sobre gênero e ciência ainda não são frequentes entre pesquisadores da área e menos ainda na educação básica.

A autora alagoana Nádia Regina Loureiro é doutora em Linguística e em Psicologia Social, psicóloga clínica, psicanalista e professora de Ciências Sociais  com enfoque gênero, saúde e educação. O lançamento de seu livro tem a parceria do Núcleo Temático Mulher e Cidadania da Ufal.