Lançamentos da Edufal movimentam a noite na Bienal do Livro

Escritores alagoanos aproveitam o gancho da Bienal e lançam suas pesquisas no Café Literário, sempre às 19 horas

- Atualizado em
Estande do Café Literário | nothing
Estande do Café Literário

Silvia Shayline Leite – jornalista colaboradora

Para abrir mais uma noite de brilhantes autores, a professora e diretora da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) Stela Lameiras saudou os convidados e escritores com muita alegria, enfatizando a importância de cada obra e saudando a presença de Affonso Romano de Sant’anna, escritor mineiro bem conceituado na literatura nacional.

“É motivo de muita alegria para a Edufal acompanhar toda a construção da Bienal e ter a presença do escritor Affonso Romano de Sant’anna, que saltou das páginas e se faz presente neste evento que tem como propósito divulgar os trabalhos de função social e acadêmica”, destaca.

O reitor Eurico Lôbo também esteve presente e falou que a “Bienal é patrimônio da sociedade alagoana, pois há um número elevado de pessoas que se dedicam  para que este evento aconteça”. Ele ainda completou seu discurso agradecendo o empenho de toda equipe que possibilitou a realização da exposição.

“O momento é de agradecer aos autores e também a Edufal, que são os principais responsáveis e que dão sentido a realização da Bienal”, agradeceu ele.

As obras literárias alagoanas estão tomando conta de todo o universo desta sexta edição. Alunos e professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)  aproveitam a oportunidade para lançar seus livros, que vamos conhecer um pouco agora:

O livro “A Educção Mudando o Brasi? Uma abordagem discursiva da propaganda oficial” da psicóloga e professora Rita Magna, com o apoio da sua orientadora, Maria do Socorro Aguiar, é uma analise e crítica ao Programa de Educação para Jovens e Adultos do Governo Federal. Onde a autora trabalha em com dois focos: a ênfase aos negros, passando uma conotação de que a raça é semi-analfabeta e a outra de que a educação não é a responsável para mudar o país.

Da jornalista Janayna Ávila, o livro “Textos Marcados: a crítica na imprensa alagoana nos anos 70 e 80”, é a continuação do seu primeiro livro, “Entre Pitangas e Sapotis”, que são estudos literários trazem à tona críticas  culturais publicadas na imprensa local, misturando as paixões da autora: jornalismo, críticas, jornalismo cultural e Alagoas. O livro é um mergulho entre os anos 60, 70 e 80 e nos traz reflexões do tipo: “para que serve a crítica?”.

Resgatando todo o histórico das políticas negras no estado de Alagoas, o livro “Movimento Negro e Estado: a Política Pública como resultado dessa correlação” do sociólogo, Carlos Martins é o resultado de sua pesquisa de graduação. Além das estratégias para lidar com o movimento negro, a obra apresenta as tensões de implementação das políticas. A analise traz conclusões autorais, baseada em entrevistas com líderes políticos tanto do Estado, quanto dos movimentos.

“O Teatro da Fome: Comeram dom Pero Fernão de Sardinha” é uma re-leitura da peça “Comeram dom Pero Fernão de Sardinha” do dramaturgo alagoano, Luiz Sávio de Almeida, que retrata um assunto muito sério e que ainda não foi superado: a fome. O espetáculo foi escrito da década de 80 e possui uma ótica de tragédia moderna, onde no final a população devora o bispo. O escritor Otávio Cabral apresenta um olhar trágico da situação que no meio de tantos avanços tecnológicos ainda é possível encontrar uma parcela de cidadãos com fome.

De Ana Flávia Ferraz e Otávio Cabral “Arte em Alagoas - Algumas Reflexões” é uma coletânea de vários artigos que falam de expressões artísticas e tem como proposta desenvolver um novo olhar para a arte local, seja na dança, música, literatura, teatro, cinema etc. O material coletado é uma junção multi-disciplinar que envolve professores e alunos dos quatro campus da Universidade Federal de Alagoas, entre eles a contribuição da aluna Ándelli D’Mara, que desenvolveu um projeto sobre o festival de Cinema de Penedo.

Outros Lançamentos:

Nesta segunda-feira, 28, o espaço receberá os seguintes lançamentos:

1. Arquitetura de Bibliotecas universitárias: reflexões sobre design e layout dos espaços, de Francisca Rosaline Leite Mota, Diogo da Silva Mendes e Micheline Maria da Silva Ribeiro;
  2. Arthur Ramos e a Mestiçagem no Brasil, de Luana Tieko Omena Tamano;
  3. Iniciando à Arte do plano de trabalho e do projeto de pesquisa, de Geraldo Majela Gaudêncio Faria;
  4. Mulheres e Literatura: Cartografias Crítico-teóricas, de Liane Schneider, Márcia de Almeida, Ana Cecília A. Lima e Leila A.Harris.
  5. Presença da Igreja Católica em Alagoas: o primeiro Bispo e a nova Diocese, de Padre Márcio Manuel Machado