Campus do Sertão debate Educação voltada ao raciocínio lógico matemático

O debate é uma das ações do Projeto Sexta de Educação e terá nova edição na sexta-feira, 18 de outubro

11/10/2013 13h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Professores no Sexta da Educação, no Campus do Sertão

Professores no Sexta da Educação, no Campus do Sertão

Diana Monteiro - jornalista 

Formação necessária do professor que ensina matemática nos anos iniciais”, “Campo multiplicativo: estratégias de resolução de problemas”, e “Alternativas de cálculo e raciocínio lógico-matemático para os anos iniciais do Ensino Fundamental”, foram os temas abordados  no  sexto encontro do Projeto Sexta de Educação, realizado no dia 4 de outubro, que debateu  no Campus do Sertão  o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico - Matemático na Educação Básica. 

O projeto tem a coordenação da professora Andréa Brandão, mediadora do debate, e contou com participação dos doutorandos em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas, Juliane Medeiros e Carloney Alves,  e a mestra na mesma área e técnica em Assuntos Educacionais da instituição,  Rosemeire Lima.  

Professora da rede pública estadual, Juliane Medeiros falou sobre “Formação necessária do professor que ensina matemática nos anos iniciais” e trouxe um resultado comum em sua pesquisa: a maioria dos professores alvos da pesquisa disse não gostar de matemática. Em sua explanação, Juliane destacou a diferença entre resolução de problemas e exercícios e enfatizou que muitas vezes o horário das aulas de matemática é usado para trabalhar a leitura e interpretação dos textos que aparecem nos citados exercícios sem enfoque nas operações matemáticas. 

Carloney Alves, que é docente do Centro de Educação (Cedu) do Campus A. C. Simões, ao abordar o tema que trata sobre alternativas de cálculo e raciocínio lógico-matemático para os anos iniciais do ensino fundamental,   enfatizou que para superar as dificuldades encontradas em sala de aula, é preciso desenvolver o raciocínio lógico dos alunos. Segundo ele, é preciso planejamento e novos conhecimentos docentes, pois se o professor não se qualifica, fica para trás. A importância de se pesquisar e utilizar novas estratégias para um mesmo conteúdo também foi abordada por Carloney que indicou para os docentes o site  portaldoprofessor.gov.br. 

A pesquisadora Rosemeire Roberta apresentou os resultados de sua pesquisa de dissertação do mestrado “Campo multiplicativo: estratégias de resolução de problemas”, enfocando a importância dos conceitos científicos dos conteúdos matemáticos e da utilização de diferentes estratégias de solução para um mesmo problema, com o cuidado de que o aluno avance em suas estratégias. Falou ainda sobre o reducionismo conceitual, comum nas aulas da disciplina, na ênfase na tabuada e da priorização do resultado em detrimento do procedimento utilizado durante a resolução dos problemas. 

A próxima edição do projeto Sexta de Educação será na sexta-o próximo dia 18 e tem como tema central “O ensino dos fundamentos sócio - filosóficos no Ensino Médio. O sétimo encontro contará, no debate, com a participação dos  professores  Lenivaldo Melo, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Elizabete Amorim , da Universidade Federal de Alagoas.