Boaventura faz palestra sobre democracia no século XXI

"A democracia foi esvaziada, o dinheiro fala mais alto"

- Atualizado em
Boaventura Santos fala sobre democracia | nothing
Boaventura Santos fala sobre democracia

Alessandra Vieira - jornalista

Mais importante do que pensar no futuro da democracia é saber se haverá democracia no futuro. A afirmação do professor Boaventura de Sousa Santos marcou sua palestra na tarde deste domingo (27), na VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Segundo Boaventura, a democracia foi derrotada pelo capitalismo. “A democracia foi esvaziada, o dinheiro fala mais alto. Primeiro é preciso haver uma reforma na forma de fazer política. Não será possível haver uma verdadeira democracia enquanto as eleições políticas forem financiadas por empresários. É uma forma de corrupção que deve ser combatida no Congresso”, defende.

Para ele, essa crise na democracia também acontece em outras partes do mundo, em países da Europa e África. “Mas para o Brasil ainda há esperanças. É preciso a união principalmente dos movimentos sociais e do povo. Por isso a importância dessas manifestações. É o povo gritando que tem alguma coisa errada, que deve ser resolvida”, falou.

No início da sua fala, Boaventura parabenizou à Universidade Federal de Alagoas pela iniciativa e manutenção do evento. “É extraordinário ver as pessoas, tantas crianças e jovens andando pelos corredores, ao redor dos estandes. É bonito existir um projeto desses nessa terra tão carente de educação”, comentou.

É Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. Tem trabalhos publicados sobre globalização, sociologia do direito, epistemologia, democracia e direitos humanos. Os seus trabalhos encontram-se traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês e alemão.